Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página  

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados físicos

Período Sideral:
686,98 dias
Período Sinódico:
779,94 dias
Período de Rotação:
24,62 horas
Massa:
6,42*1023 kg
Excêntricidade orbital:
0,093
Velocidade orbital:
24,1 km/s
Inclinação da orbita em relação à eliptica:
1,08º
Inclinação do eixo com o plano orbital:
23,59º
Diametro equatorial:
6 794 km
Gravidade à superficie (Terra=1):
0,38
Massa Volumica média:
3,95 g/cm3
Albedo:
0,15
Numero de satelites:
2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Marte, o planeta vermelho

Marte é o ultimo dos planetas interiores e o primeiro Superior. Este planeta, também denominado de “Planeta vermelho”, devido a coloração avermelhada que apresenta no céu, é o que tem mais despertado a curiosidade do homem. A cor e os movimentos de retrogadação extensos numa posição oposta à do Sol na esfera celeste, desde sempre prenderam a atenção dos povos ao longo dos anos.

Mais tarde com o aperfeiçoamento do telescópio, Marte começou a revelar alguns pormenores interessantes, como por exemplo, vastas redes de canais, reveladoras da existência d e uma civilização mais avançada que a nossa. Por outro lado as variações das dimensões das calotes polares, indicavam a existência de estações idênticas às da Terra, a partir de 1666, verificou-se que apesar de mais pequeno, Marte possuía um movimento de rotação com um período aproximadamente igual ao da Terra e a comprovar a existência de estações verificou-se que o eixo de rotação tem uma inclinação praticamente igual ao da Terra relativamente ao seu plano orbital.

Em 1877 foram descobertas as duas pequenas luas de Marte, “Fobos” e “Deimos”.

A partir de 1964, com o envio de sondas ao planeta, vieram confirmar muitas características deduzidas pelas observações telescópicas e desmentir outras teorias, como a da existência de vida inteligente.

O solo marciano apresenta-se coberto de rochas vulcânicas, tal como o basalto, com grande concentração de silício e ferro, sendo essencialmente os óxidos respectivos, os responsáveis pela cor avermelhada do planeta.

A atmosfera é bastante rarefeita e principalmente constituída por dióxido de carbono com uma pressão à superfície de apenas 1/100 da pressão à superfície da Terra.

Observar Marte à noite é fácil à vista desarmada, porque a magnitude aparente varia entre +2.2 e –2.8, quando se observa Marte ao telescópio à mais dificuldades, visto que Marte possui um diâmetro aparente que varia entre 3.5” e 25”.

 

Voltar ao inicio Home