Resta-me deixar aqui expressos os meus agradecimentos às pessoas que permitiram a realização deste evento com sucesso.

    Nomeadamente:

    À Drª Luísa Baptista, Junta de freguesia de Sandim, pela dedicação e mediação na organização deste evento, permitindo a disponibilização de toda a logística necessária ao sucesso do mesmo.

    Ao Paulo Aguiar, pela colaboração na realização da palestra permitindo uma maior dinâmica na apresentação dos temas.

    Ao Filipe Pires, pela alternativa e complemento indispensável dando um colorido essencial a esta actividade tendo em conta o mau tempo e pelas sessões de planetário.

    Ao Vasco Gomes, autor das fotos deste artigo, e ao Flávio Rodrigues autor de uma reportagem de vídeo que em breve será editada.

    E a todos os outros que de uma forma ou de outra tornou possível a realização das "NOITES DE GALILEU EM SANDIM".

Seguir-se-ia uma observação astronómica para recriar as observações de Galileu, em foco estaria o planeta Júpiter e a Lua mais uma vez, mas devido ao mau tempo optou-se por um “plano B”.

Filipe Pires, a meu convite, teve a amabilidade de contribuir para o sucesso da actividade, responsável pelo departamento de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, CAUP, falou da recente descoberta de cerca de 32 planetas extra solares, graças ao trabalho de uma equipa internacional de astrofísicos da qual faz parte astrofísicos da instituição onde trabalha. Explicou dois métodos usados na descoberta destes astros e a forma como estes foram descobertos pelo método de espectrografia.

Tivemos à disposição um planetário insuflável, também gentilmente cedido pelo Filipe Pires que nos mostrou o céu dentro de portas. No planetário foi possível observar o céu que teríamos no exterior em caso de bom tempo, passeou-se pelas constelações e estrelas visíveis, contemplamos o planeta Júpiter e suas Luas e vimos a posição e o aspecto da Lua naquele momento.

Paralelamente às sessões de planetário, estava a rodar um filme de animação com o titulo “Os grandes Heróis da história – Galileu” que contava a vida e obra de Galileu Galilei de uma forma divertida.

Clique na imagem para ampliar o poster

www.galileannights.org

Decorreu entre 22 a 24 de Outubro a nível mundial um dos grandes projectos do AIA2009, as Noites de Galileu

 

 

E agora sou Galileu - Júpiter e Lua

 

 

HomeBack

 

 

 

 

 

 

NOITES DE GALILEU EM SANDIM - 24 DE OUTUBRO 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Drª Luisa Baptista, responsável pela ciência e cultura da Junta de Freguesia de Sandim, iniciou a sessão.

O Paulo Aguiar, astrónomo amador, começou a palestra falando de Galileu. Falou da vida e obra do génio desde o seu nascimento em Pisa – Itália, até à sua morte em Florença – Itália, após 8 anos de prisão domiciliária, passando pelo seu percurso académico, pelas suas pesquisas no área da mecânica, geometria e astronomia assim como a construção do primeiro telescópio com fins astronómicos e a forma como ele o usou para provar a teoria heliocêntrica.

NOITES DE GALILEU EM SANDIM,

No dia 24 de Outubro, o Universo foi trazido a Sandim, pequena vila rural no concelho de Vila Nova de Gaia a cerca de 14 km do Porto-Portugal.

Integrado no ano internacional da astronomia 2009, tive o prazer de organizar o primeiro evento de divulgação científica na área da astronomia na terra que me viu nascer. Serviu também para alargar territorialmente a divulgação da astronomia e ir de encontro a um dos lemas do AIA2009: “Mostrar o universo a milhões”. Outro objectivo foi Recordar e homenagear Galileu e recriar as observações feitas por ele.

As actividades começaram às 18h no salão nobre da Junta de Freguesia de Sandim. A projecção de imagens obtidas pelo telescópio espacial hubble com música ambiente reuniu o público, despertando-lhe interesse e curiosidade.

 

 

Por: Joaquim Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Topo

 

 

 

Imagens do Hubble e musica encantam a audiência

A abertura pela Drª Luisa Baptista

A chegada das pessoas

Stellarium por Filipe Pires

Os grandes heróis da história - Galileu

O planetário

Exoplanetas por Filipe Pires

Lua por Joaquim Gomes

Júpiter por Joaquim Gomes

Galileu Galilei por Paulo Aguiar

Coube a mim, Joaquim Gomes, dar a conhecer dois objectos de estudo de Galileu, O planeta Júpiter e a Lua. Comecei por falar de Júpiter e da aparência deste astro no céu e a forma de o reconhecer. A exploração espacial dos finais do século XX e início do XXI ajudou a descobrir mais sobre este “gigante gasoso”, novas luas, o campo magnético, etc. Os movimentos, as suas características orbitais, dimensões, estrutura interna e a dinâmica da sua atmosfera foram outros temas de conversa. Para finalizar falei sobre as luas galileicas e suas características.

A Lua deu continuidade à palestra, o 40º aniversário da primeira alunagem feita pelo homem na missão Apollo 11 deu o mote. A sua superfície, a face visível e a face oculta, as suas formações geológicas, crateras, vales, montanhas e planícies, assim como as hipóteses da sua origem e formação, foram temas de conversa. Os movimentos orbitais da Lua, as suas dimensões, a geometria do sistema Terra – Lua – Sol e os campos gravíticos, explicam as fases lunares para um observador na Terra, assim como a mecânica dos eclipses e das marés.