Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados fisicos

Período de rotação (no equador):
24,04 dias
Massa:
1,989*1030 kg
Massa Volumica média:
1,41 g/cm3
Gravidade à superficie (Terra=1):
27,9
Diametro equatorial:
1 392 530 km
Temperatura à superficie:
6 500 ºK
Temperatura no nucleo:
14 000 000 ºC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Sol a nossa estrela mãe

O Sol é a estrela mais importante para nós, visto que é ela que nos fornece a energia para que a vida se desenvolva na Terra.

Calcula-se que uma estrela com a massa do nosso Sol tem um período de vida regular de cerca de dez mil milhões de anos, sendo que nesta altura metade desse período já foi esgotado.

Cerca de 73% da massa solar é constituída por hidrogénio e já possui 25% de hélio (o hélio é formado no centro do Sol, onde ocorrem as reacções nucleares que fundem dois núcleos de hidrogénio num núcleo de hélio), os restantes 2% representam outros elementos mais pesados, o que está relacionado com a temperatura central de catorze milhões de graus Celsius, bem superior ao valor indispensável à fusão nuclear do hidrogénio, fenômeno responsável pelo nascimento de todas as estrelas. A massa do Sol representa 99,86% da massa total do sistema solar.

As reacções nucleares na parte central (a setecentos mil km da parte exterior) são a fonte de toda a energia que o Sol irradia para o espaço que demora cerca de um milhão de anos a atingir a superfície que designa por fotosfera  uma espessura de 200 km.

Devido à movimentação de colunas de gás quente que sobem na fotosfera, arrefecendo depois, realizando de seguida um movimento inverso, forma-se na superfície do Sol grânulos com diâmetros de 500 a 1500 km visíveis na superfície durante alguns minutos.

Os gases acima da fotosfera constitui a atmosfera solar onde se inclui a cromosfera, de cor avermelhada devido ao hidrogénio ionizado. Nas camadas superiores da cromosfera forma-se as espículas, brilhantes e delgadas, assemelhando-se aos grânulos.

A camada exterior da atmosfera solar, designada por coroa, só é visível durante os eclipses totais do Sol.

Na fotosfera, por vezes formam-se as famosas manchas solares com uma dimensão  média  de  1500  km,  tendo  sido    observado  manchas  com  cerca  de 150 000 km.

As manchas solares constituem dois pólos, tal como um iman, resultantes de campos magnéticos intensos que impedem a saída da radiação, fazendo baixar a temperatura nas manchas para cerca de 1500 ºC contra os 6000 ºC nas regiões circundantes.

A observação das manchas solares permite verificar que o Sol tem um movimento de rotação e verifica-se também que uma  mancha junto ao equador tem um movimento mais rápido que uma mancha junto aos pólos, o que faz concluir que o Sol não é um corpo sólido.

Voltar ao inicioHome