Quasares e Pulsares

 

Home
Up
Quasares e Pulsares
Galáxias
Aglomerados de Galáxias
Novas e Supernovas

 

Quasares e Pulsares


Apesar de serem objetos de natureza bastante distintas, os quasares e pulsares têm em comum o fato de terem sido descobertos na mesma década e de pertencerem a astronomia moderna.

Os pulsares foram descobertos pelas emissões rápidas e periódicas de rádio que emitiam. Chegou-se a pensar que se tratava de vida extraterrestre !! de fato são estrelas de neutrons, rodando a velocidades extremas e com uma densidade de matéria inconcebível.

Os quasares são objetos mais exóticos ainda. Supõem-se que sejam núcleos de galáxias ativas, ou talvez tenham origem em gigantescos buracos negros... Fato é que supõe-se que estejam localizados a distâncias extremas no universo. Seu brilho supera, em muito, o de galáxias situadas a mesma distância.

Tivemos a oportunidade e o indescritível prazer de fazer a imagem de um dos mais distantes...

Pulsar em Remanescente de Supernova - Messier 1

Observada pelos chineses no ano 1054, essa supernova dominou o céu boreal durante alguns meses. Hoje seus restos se expandem a velcidades incríveis e, em seu coração, bate acelerado um pulsar, uma estrela de neutrons. O pulsar gira a cada 0.033 segundos e tem algumas milhas de diâmetro. Na imagem é a mais fraca das duas estrelas geminadas próximas ao centro da nebulosa.

Quasar PKS 2000-330 - Imagem M. Palomar

Aqui temos a imagem de comparação obtida com telescópio Oschkin Schmidt de 1.5m do Monte Palomar

Quasar PKS 2000-330

Aqui podemos ver a diminuta imagem desse, supostamente, longínquo objeto, situado nos confins do universo observável

Quasar PKS 2000-330

Essa história que eu vou contar mostra o alcance filosófico e romântico da astronomia... Há cerca de 12 bilhões de anos atrás foi marcado um encontro. Alguns fotons sairam de um distante quasar, uma galáxia que dispara energias inconcebíveis, provavelmente devido há um gigantesco buraco-negro, rumando para uma longínqua galáxia no futuro. Passou-se a metade do percurso e sequer a estrela que era o seu destino havia nascido. O fóton percorreu inimagináveis espaços vazios... Faltando 5 bilhões de anos para chegar acendeu-se uma distante estrela, que hoje chamamos de Sol e formaram-se os planetas. A vida animal surgiu há uns 600 milhões de anos, quando o foton ainda estava dez vezes mais distante do que o aglomerado de galáxias da Virgem. Há 65 milhões de anos a Terra foi alvo de uma catastrofe devastadora que deu fim aos dinossauros. Faltando dois milhões de anos, os primeiros hominídeos ocupavam a Terra e o fóton estava a uma distância igual a da galáxia de andromeda. Já dentro da nossa galáxia, há 5 mil anos

viu a civilização egipcia florescer.Eu nasci e a tecnologia evoluiu para que pudessemos realizar o nosso encontro programado desde o inicio dos tempos...Há umas cinco horas atras, o foton, já no nosso sistema, adentrava a orbita de Plutão e eu estava nos preparativos finais. Até que há poucos momentos deu-se o encontro do destino... Após transpassar nossa atmosfera ele colidiu com os equipamentos e forneceu a imagem que agora podemos ver eletronicamente... O quasar PKS 2000-330 é um dos mais distantes objetos já detectados pelo homem. Ele viaja a cerca de 92% (275000 km/s) da velocidade da luz em fuga de nós. Seu z é igual a 3.78, indicando que a linha Lyman alfa do ultravioleta (121.6nm) está no espectro visível. O milagre da tecnologia permitiu que nós, com um equipamento modesto, pudessemos ter o prazer de detectar essa maravilha do universo.

29.07.01 01:00 UT. HX516 binned - 10x25 seg SCT10" F/4

 

 

 

 

Home | Up | Quasares e Pulsares | Galáxias | Aglomerados de Galáxias | Novas e Supernovas

This site was last updated 01/23/02