Acerca da compras de artigos na Internet
10-06-2000

Já terão reparado que muitos dos acessórios que falo na página de equipamentos foram adquiridos online.

Estas compras online implicam os seguintes inconvenientes: Perda de garantia, perda do direito a devolução, e perda total mesmo no caso de defeito de fabrico e/ou transporte. Possível uso fraudulento do nosso cartão de crédito.

Embora os preços possam ser melhores (às vezes muito melhores), fico um pouco com o coração nas mãos à espera que um dia destes 50 ou mais contos irem para o galheiro, sem ter grandes hipóteses de reclamar, pois só o trabalho e dinheiro para troca não vale a pena. No caso das oculares de "luxo" o risco é ainda maior, pois no caso de artigos ópticos, existe um bocado de relutância em haver trocas. Pode ainda acontecer ter que passar por um despachante, que, como me já aconteceu uma vez, vão cobrar os olhos da cara pelo "serviço".

Importar dos Estados Unidos directamente pode ser uma lotaria. Para além do dólar variar muito, quase invariavelmente os nossos serviços alfandegários (que pelos vistos não são grandes consumidores de Kit-Kat) se encarregam de adicionar a taxa de importação que costuma variar entre os 3% e 7%, mais a taxa de IVA 17%. e ai 400-500 escudos de papelada. Além de que geralmente fica entre 1 a 2 semanas por lá por despachar.
Existem sempre os países da União Europeia que não têm nada destas trapalhadas, mas pelo que tenho visto aquilo que está disponível na generalidade é mais caro do que cá em Portugal. Desaconselho a compra de telescópios online (a maior parte deles nem sequer os vende para cá), que sendo um artigo caro por natureza, se algum correr mal,(especialmente o transporte), vai doer a sério.

Se não houver alternativa plausível por cá para algum acessório que desejes.... boa sorte :=).