Fotografia

Camaras e acessórios para astrofotografia.

Nikon FM2n e Olympus OM-1
Nikon FM2n e Olympus OM-1
Estas duas câmaras tem boas caracteristicas para astrofotografia: são leves (para construção essencialmente metálica) tendo um peso de pouco mais de meio quilo , têm objectivas removiveis, mirror-up (pre-fire na Nikon), ecran de focagem opcionais, não necessitam de bateria para trabalhar (apenas para fotómetro) e claro, o indispensável "bulb" que pode ser acionado com um cabo disparador.
Têm ambas uma construção sólida e precisa, são fáceis de usar e possuem um encantador "look retro".

Nikon FM2n
Nikon FM2n
câmara completamente manual e mecânica. Construção exemplar e à prova dos Elementos. Embora seja manual, é compatível com grande parte das objectivas nikkor, o que a torna um bom investimento para qualquer tipo de fotografia, mesmo nos dias de hoje.
O seu obturador mecânico de 1/4000 de segundo ainda hoje é impressionante...
Olympus OM-1 MD
Olympus OM-1 MD
câmara manual e mecânica. Esta foi fabricada em 1977, mas ainda se encontra totalmente funcional, incluindo o fotómetro. Em construção é comparável à Nikon, mas a performance mecânicamente fica uns furos abaixos. O sistema OM já foi descontinuado faz algum tempo, mas estas Olympus ainda têm grande valor para a astrofografia e para quem gosta de fotografia pura e dura.
Nikon FM2 acoplada ao Takahashi FC-60
Nikon FM2 acoplada ao Takahashi FC-60
Configuração para fotografia em foco primário.
É necessário o adaptador da Takahashi CA35, para além do tradicional "t-ring"
Olympus OM-1 em "piggy-back" no Tak
Olympus OM-1 em "piggy-back" no Tak
Usando uma pequena rótula Gitzo é possível montar com firmeza
uma câmara com pequena objectiva (neste caso uma 50mm f/1.8)
Canon Powershot G1
Canon Powershot G1
Esta câmara é a antítese das duas anteriores. Totalmente digital.
Tem uma baixa percentagem de plásticos, e posso assegurar a sua fiabilidade e construção com mais de 11000 fotos tiradas até ao momento, embora quando comparada com as câmaras anteriores pode ser considerada uma "flor de estufa".
A comodidade e rentabilidade (a médio prazo) da fotografia digital é o seu ponto mais forte. Sendo o uma compacta, sem lentes removiveis e bateria-dependência torna-a claramente limitada em muitos aspectos da astrofotografia. O seu TFT inclinável e rodável dá mais jeito do que parece à primeira vista. 99% das fotos deste site foram tiradas com esta máquina (inclusive esta)
Fotografia Solar Afocal
Fotografia Solar Afocal
Uma sessão de fotografia solar tipicamente dura (e tem que durar) poucos minutos.
Uso a montagem no topo um tripé de fotografia (Gitzo 2226). Geralmente não uso o motor RA da montagem, excepto se estiver muito nebulado para acompanhar o Sol enquanto encoberto.
Esta também a configuração "lite" que uso para utilização visual, webcam e astrofotografia afocal de pouca duração (< 8 segundos).
Astrofotografia Piggyback
Astrofotografia Piggyback
Astrofotografia Piggyback
Astrofotografia Piggyback
Astrofotografia Piggyback
Astrofotografia Piggyback>