PalmPilot
10-10-1999

Breve introdução

Eu sou o felizardo dono de um Palmpilot Professional com o upgrade de 2MB/OS3/IR da 3com. Portanto nem vou estar aqui a dizer que o Pilot é o Melhor de Mundo e os Windows CEs são uma granda m*rd* (oops... já disse). E por favor não chamem o Pilot de "agenda pessoal", que é mesma coisa que dizer que uma calculadora científica da HP é igual a um lápis e papel de merceeiro para fazer contas. Bem.. só tem um pequeno defeito : não dá para jogar quake :((.

Então para que serve este pequeno computador ? Bem para quase tudo excepto tirar finos ou imperiais.

Passo a enumerar:

Agenda e Contactos realmente fácil de utilizar e especialmente rápidos. Eu uso a agenda (datebook) e os contactos (Adress List) que vem na ROM.

Folhas de cálculo simples usando o TinySheet 2.0, que não fica a dever nada ao Excel pelo menos para as folhas que faço. O Tinysheet não é de borla (shareware), mas não expira, nem chateia com mensagens parvas.

Para ler documentos/livros electrónicos (formato DOC muito utilizado) uso CSpotRun que é de borla, e dá para visualizar com diversas fontes e em qualquer ângulo..

Para base de Dados uso o JFile. Sem grandes paneleirices, mas faz o serviço. Uso especialmente para a astronomia. Ver links abaixo.

Para guardar informação sigilosa, tipo pin de Multibanco/Visa, passwords de acesso a sites, e outras coisas que não queres que metam o bodelho, uso um programa de outra alma caridosa que se chama Top Secret 1.1.

Jogos... muitos jogos. Entre os favoritos BlockParty (tetris), Hmaki (jogo de blocos), Vexed (o meu preferido) e jogos de cartas Solitaire da SmallWare.

Existe um programa que realmente tive de comprar (30 paus americanos) que se chama FlashPro. Este programa consegue meter uma grande parte do programas na FlashRam que miraculosamente tem 800Kb para gastar. Estes 800 Kb foram originalmente reservados pelo fabricante para fazer actualizações do Sistema Operativo, mas houve umas cabecinhas pensadoras que tiveram a feliz ideia de utilizar esse espaço para enfiar as aplicações que apetecesse. De notar que as aplicações sobrevivem ao reset fdp (hard reset). Existe também um utilitário que faz backup para esta memória da Agenda e Contactos etc..., resumindo e concluindo ficasse com +de 800 Kb disponíveis (ainda pro cima de memória que não vai de vela caso as pilhas pifem). Só para vossa informação NUNCA tive um hard reset desde que o tenho, e já vai em 2 anos.

Por falar em pilhas, geralmente, mudo de pilhas (2x AAA alcalinas) no meu Pilot de dois em dois meses (vá façam isso num WinCE...), com uma taxa de utilização de 30 horas. As pilhas são as dos continente (4 a 300 paus) que não são as melhores do mundo mas fica mais barato que as duracell especiais de corrida que custam o dobro, mas não duram o dobro...

Downloads

Catálogos

Catálogo de Messier (messier.pdb 20Kb) .Contém o catálogo de Messier.Formato Jfile (3.0+).

Catálogo de Caldwell (caldwell.pdb 18Kb). Contém o catálogo de Caldwell. Formato Jfile (3.0+).

Catálogo de Messier/Caldwell (messcald.pdb 36Kb). Contém o catálogo de Messier e Caldwell. Formato Jfile (3.0+). São os catálogos acima num só ficheiro para melhor referência.

Todos os Catálogos têm o seguinte formato:

Número de Catálogo, Nome Popular, Tipo, Magnitude, Constelação, Tamanho, Número da Carta do livro Messier Marathon (apenas no messier), Número da Carta Sky Atlas 2000.0, Número da Carta Millenium, Número da Carta da Uranometria 2000.0, Número de catálogo NGC/IC, Ascensão Recta, Declinação, Classificação, Descrição Dreyer e Notas.

Outras Referências

Constelações (constela.pdb 5Kb) .Contém o nome, origem latina, abreviatura, nomes ingleses e portugueses das 88 constelações. Formato Jfile (3.0+).

Notação Dreyer (dreyer.pdb 4Kb) .Contém o significado das letra(s) utilizadas para descrever objectos celestes.Formato Jfile (3.0+).

Siglas de Catálogos (catalog.pdb 4Kb) .Contém o significado das siglas dos catálogos existentes.Formato Jfile (3.0+).

Links

PilotGear HQ - Grande site com todas as novidades de software/hardware para o Palmpilot.