Página inicial  Temas  Ciência  Arquivo 2002  >  Dicas para observar  as Leónidas

 

 

DICAS PARA OBSERVAR AS LEÓNIDAS

 

14 de Novembro 2002 - O pico da tempestade de meteoros Leónidas ocorrerá Terça-feira, dia 19 de Novembro. Mas você devia sair para o observar Terça de madrugada? Ou Terça à noite?

"Essa é a pergunta que me colocam com mais frequência," diz Bill Cooke, um "previsor" de meteoros no Centro de Voo Espacial Marshall da NASA.

"A resposta é Terça de madrugada. Independentemente de onde vive, entre as 23 h 00 min de Segunda-feira e a madrugada de Terça-feira ocorrerá o melhor período para observar as Leónidas."

Esquerda: Jim Bryan de Gaston, Indiana, fotografou este rasto de uma Leónida que desintegrou a 19 de Novembro 2001.

 

Os europeus e norte-americanos estão favorecidos este ano. "Nós esperamos uma grande quantidade de meteoros sobre a Europa que atingirá o seu pico às 4 h 00 min UT seguida de uma outra grande quantidade sobre a América do Norte por volta das 10 h 30 min UT (2 h 30 min a. m. PST ou 5 h 30 min  a .m. EST)," diz Cooke. Os observadores do céu poderão ver centenas ou mesmo milhares de meteoros por hora.

 

"Tente afastar-se das luzes das cidades," sugere Cooke. "Quanto mais escuro o céu, mais meteoros poderá ver."

 

Infelizmente, há uma luz brilhante à qual não poderemos escapar este ano: a Lua, que estará na fase de Lua cheia no dia 19 de Novembro. Ainda assim, aponta Cooke, "se houver muitas Leónidas brilhantes (como aconteceu em 2001) deveremos, de qualquer modo, assistir a um bom espectáculo." Locais de observação a uma grande altitude com ar seco e límpido sofrerão em menor escala os incómodos do brilho da Lua. Cooke planeia observar as Leónidas no topo de uma montanha no Arizona.

 

Cooke oferece este conselho do senso comum: independentemente do local onde irá observar as Leónidas, leve uma garrafa térmica com chocolate quente e agasalhe-se. "Poderá estar bastante frio em Novembro às 3 da manhã." De facto, um saco-cama quente é perfeito para observar os meteoros. Estenda-o no chão, entre nele e olhe para cima.

 

"Não terá de olhar para uma direcção em particular," afirma Cooke. As Leónidas podem aparecer em qualquer lado no céu. "No entanto, não olhe para a Lua," avisa. "Isso iria arruinar a sua visão nocturna."

 

Quando vir uma Leónida, siga o seu rasto na direcção contrária. Isso levá-lo-á à constelação Leo (Leão). "As Leónidas vêm de um ponto em Leo chamado radiante," explica Cooke. "Este ano o radiante é fácil de encontrar porque se localiza perto do brilhante planeta Júpiter (veja o mapa do céu abaixo)." Devido ao efeito de encurtamento das distâncias, os meteoros perto do radiante parecem curtos e espessos. Por outro lado, os meteoros mais distantes do radiante são mais longos e mais apelativos.

 

Em cima: Para os observadores no hemisfério Norte, é deste modo que o céu irá aparecer às 3 da manhã. O vermelho marca o radiante das Leónidas.

 

A constelação de Leo eleva-se aproximadamente às 23 h 00 min tempo local, na Segunda-Feira, dia 18 de Novembro. Poderá ver as Leónidas em qualquer altura entre essa hora e a madrugada de Terça-feira, mas os surtos mais fortes devem ocorrer na Terça-feira de madrugada em horários específicos listados no artigo  "Meteor Storm Forecast" em Science@NASA.

 

"E finalmente," afirma Cooke, "não se esqueça de procurar meteoros que rasem a Terra." Estes meteoros desintegram e voam acima do horizonte quase paralelos à atmosfera. Eles produzem caudas bastante longas e coloridas. Estes meteoros aparecerão principalmente entre as 23 h 00 min de Segunda, dia 18 de Novembro e a meia-noite de Terça-feira, quando Leo ainda está baixo no céu. "Poderá não ver muitos destes meteoros porque eles são raros." Aponta Cooke. "Mas são muito bonitos, por isso vale a pena tentar!"

 

E não se esqueça: Segunda de noite e Terça de manhã. São as alturas para observar. "Nunca verá alguma coisa se for para fora no dia errado", sentencia Cooke.

 

Boa caça de meteoros é o que deseja a Ciência@NASA!

 

LINKS

 

Meteor Storm Forecast  da Science@NASA. Cientistas da NASA lançaram novas previsões para a tempestade de meteoros Leónidas 2002.

The Truth about the 2002 Leonid Meteor Storm  da Science@NASA. Outra tempestade de meteoros Leónidas está a caminho em 2002. Boatos dizem que a Lua cheia arruinará o espectáculo... mas talvez não.

DIREITA: George Varros  de Mount Airy, Maryland, capturou este vídeo de um bólide Leónida a 18  de Novembro 2001.

Leonids 2001 Gallery  da SpaceWeather.com. Fotografias e filmes da tempestade de meteoros Leónidas 2001.

Space Station Meteor Shower  da Science@NASA. "Parecia como se nós estivéssemos a ver OVNIS a aproximar da Terra voando em formação, três ou quatro de cada vez," relembra o astronauta Frank Culbertson.

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida