Página inicial  Temas  Ciência  >  Arquivo 2003  >  Imagens da Terra... de Marte

 

IMAGENS DA TERRA... DE MARTE

 

22 de Maio 2003  -  Alguma vez imaginou o que veria se estivesse em Marte a olhar para a Terra através de um telescópio? Uma nova imagem da sonda Mars Global Surveyor, a orbitar actualmente Marte, revela a resposta.

 

A primeira imagem de sempre do género não só mostra a Terra Mãe como um pequeno estranho mundo na escuridão do espaço, como também inclui a lua da Terra e uma vista do planeta gigante Júpiter com algumas das suas maiores luas. A câmara a bordo da MGS fotografou a Terra e Júpiter em alinhamento, a partir do céu nocturno de Marte.

 

Acima: A Terra e a Lua vistos de Marte em 8 de Maio de 2003. Um processamento especial foi aplicado para tornar a Terra e a Lua visíveis na mesma imagem.

 

"Passámos os últimos seis anos e meio a olhar para Marte em frente de nós," diz Michael Malin, presidente e cientista coordenador da Malin Space Science System, de San Diego, que opera a câmara a bordo da MGS. "Tirar esta imagem permitiu-nos ir além do trabalho da exploração de Marte e ganhar uma nova perspectiva da vizinhança, na qual podemos ver o nosso próprio planeta entre muitos outros."

 

A imagem da Terra mostra a nossa casa com um disco planetário, numa fase de meia-Terra. A área brilhante no topo da imagem da Terra é um manto de nuvens sobre a América do Norte parte Este e Central. Abaixo dela, uma área mais escura inclui a América Central e o golfo do México. Outra zona brilhante é causada por nuvens sobre a América do Sul.

 

 

Acima: A meia-Terra vista pela MGS.   Uma sobreposição mostra os continentes América do Norte e América do Sul, à hora da exposição.

 

MGS também fotografou Júpiter e três das quatro luas galileanas: Calisto, Ganimedes, e Europa. Na altura, a grande mancha vermelha estava fora de alcance, e, Io, estava por trás de Júpiter quando visto a partir de Marte. Esta imagem foi especialmente processada para mostrar Júpiter e os seus satélites, porque Júpiter era muito mais brilhante que as suas luas.

 

MGS, uma das missões de maior sucesso a Marte jamais desencadeadas, tem orbitado o planeta vermelho desde Setembro de 1997. A missão tem descortinado toda a superfície marciana e fornecido um manancial de informação incluindo algumas imagens magníficas de alta resolução, acerca da atmosfera e interior do planeta.

 

Direita: MGS também fotografou Júpiter e três das suas luas a 8 de Maio de 2003. Só Europa é mostrada aqui; também pode ver  Ganimedes e Calisto numa versão maior desta imagem.

 

A avaliação dos locais de pouso para as duas missões Mars Exploration Rover da NASA e a missão Beagle 2 tem-se baseado fortemente no mapeamento mineral, imagens detalhadas e medições topográficas feitas pela MGS.   As Mars Exploration Rover da NASA e a missão    Mars Express da ESA que transporta o Beagle 2, devem ser lançadas este Verão e chegar a Marte entre fins de Dezembro de 2003 e Janeiro de 2004.

 

LINKS

 

Mars Exploration  aprenda mais sobre as missões a Marte da NASA - JPL

Malin Space Science Systems a MSSS e California Institute of Technology construíram a Mars Orbiter Camera. MSSS opera a câmara a partir das suas instalações em San Diego, California.

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida