Página inicial  Temas  Amantes do céu  >  Estaremos condenados a  mais despromoções?

 

 

 

    

Como muito bem dizia o saudoso Carl Sagan, nós, humanos, temos vindo a ser despromovidos. Se não vejamos: julgávamos que a Terra se localizava no centro do Sistema Solar e do Universo. Que presunção!
Mau grado, soubemos que a concepção geocêntrica não correspondia à  realidade. No entanto, ainda hoje essa concepção verifica-se na astrologia! Com Copérnico, estabeleceu-se a teoria heliocêntrica, ou seja, a Terra tinha perdido o ceptro do Universo, tendo-o transferido para o Sol.
Mas então mesmo quando se pensava que o Sol estaria imóvel no centro do Universo, veio a descobrir-se que o Sol se deslocava em torno do centro da Via Láctea (quer para Norte do plano galáctico quer para Sul desse plano! a ondular como se de uma onda tratasse ao sabor do mar galáctico). Bem, ao menos, os humanos podem contentar-se com o facto de estarem situados numa galáxia relativamente grande em comparação com as restantes do Grupo Local sendo suplantada apenas pela Galáxia de Andrómeda. Mais tarde, verificou-se que afinal não existe centro do Universo! (ou a existir, teria de ser exterior ao Universo!)
A par destas despromoções ao nível da posição da Terra e Sol em relação ao Universo, também uma outra se tem verificado. O lugar do Homem na Vida.
Quando Darwin, com a "Origem das espécies", afirmou que os seres humanos descendiam de antepassados comuns aos macacos, cedo surgiram caricaturas sarcásticas da pessoa de Darwin. Na realidade, as pessoas que se diziam ilustres interpretaram mal a teoria de Darwin. Em abono da verdade, os humanos não descendem dos actuais macacos, como julgavam essas pessoas "ilustres". O Homem descende de um antepassado comum aos actuais macacos. De toda a maneira, o Homem viu a sua posição na evolução abalada...
É muitas vezes dito que o Homem é o pináculo da evolução. Tal sucede, devido a uma visão estreita do conceito de evolução. Os verdadeiros herós da evolução não são os humanos, antes os microorganismos! Existem desde o iní­cio da Vida na Terra e também vivem dentro de nós, humanos! Aliás o Homem também é feito de microorganismos, assim como é rodeado por estes. Mais um rude golpe, na vaidade do Homem!
O Homem ao ter-se confrontado com estas "más" notícias, virou-se para o espaço e interrogou-se: "Haverá Vida no espaço? Ou seremos os únicos?". Temo, na minha humilde opinião, que é melhor o Homem preparar-se para outra despromoção! E talvez a que terá maior impacto no seu lugar na Vida do Universo.
Mas não há que sentir vergonha perante as sucessivas despromoções. Antes, devemos manter uma postura de humildade sob pena de sofrermos uma humilhação ainda maior.

E a questão continua: Estaremos condenados a mais despromoções?

 

                                                                                                                         Um grande abraço universal a todos/as,

                                                                                                                         Jorge Almeida

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida