Página inicial  Temas  >  Bilhete de identidade estelar  >  Estrelas.pt  >  Sadr

 

 

    SADR.

 

SADR é também conhecida como gama Cygni, ou ainda pelas seguintes designações menos utilizadas: 37 Cygni (número de Flamsteed baseando-se na ordenação das estrelas por ordem crescente da ascensão recta); HD 194093 (catálogo de Henry Draper); SAO 49528 (catálogo da Smithsonian Astrophysical Observatory). Outros nomes alternativos como Sadir e Sador já se encontram em desuso. O nome Sadr radica na palavra árabe que significa... seio. Trata-se de uma supergigante amarela localizada a cerca de 750 anos-luz (segundo dados do Starry Night Pro), portanto, na altura em que a sua luz partia, reinava a Idade Média... idade das trevas, da escuridão, das pseudociências, da ignorância...

A estrela em questão possui magnitude visual 2,23. As suas coordenadas equatoriais são para a ascensão recta de 20 h 22 min 13,7 s e declinação de +40º 15' 24'' para o ano 2000.0 .

A estrela de 2ª magnitude, pertencente à constelação Cygnus (Cisne), situa-se no centro do famoso asterismo - CRUZEIRO DO NORTE (alfa Cyg + beta Cyg + gama Cyg + delta Cyg + epsilon Cyg + zeta Cyg + eta Cyg) - no ponto de intersecção dos dois braços. Vista com binóculo não se nota a cor amarelada, aparece-nos como uma estrela de cor branca. Torna-se mais fácil averiguar a cor de uma estrela desfocando-a com um sistema óptico que amplifique a sua imagem por forma a aumentar o seu diâmetro aparente, e, desta forma, facilitar a identificação da cor. Com binóculo vislumbra-se no seu redor um colar de estrelas a partir da qual imagino um coração... (mas pouco vincado num dos vértices).

Sadr situa-se numa região magnífica da Via Láctea (ou Estrada de Santiago ou ainda Leite de Hera ou conhecida por uma tribo africana !Klug como a espinha dorsal da noite. Este último nome é inteiramente justo e perfeitamente descritivo da imponência da Galáxia. Parece que suporta o céu!:) Junto a esta estrela situa-se a famosa Grande Fractura (livre tradução do termo Great Rift). Podem observar uma imagem expressiva do Great Rift em http://www.astropix.com/HTML/E_SUM_N/GAMMA.HTM . A estrela mais brilhante nessa imagem trata-se obviamente de Sadr e, à sua volta, destaca-se uma nebulosa de emissão conhecida como Nebulosa da Borboleta = IC 1318. O Great Rift parece dividir a Via Láctea em duas faixas que se estendem até Sagittarius e Scorpius. Ainda próximo da estrela Sadr é possível destacar um objecto Messier - M29 - que é um enxame aberto de estrelas; no entanto, pobre e pouco espectacular visto num binóculo 12*50. Aparenta uma forma pentagonal que é mais notória num telescópio. É interessante notar que não havendo certezas da distância da estrela, esta possa ser bem mais pálida e menos maciça do que se pensa. Também, embora não seja obviamente uma estrela variável, Sadr parece pulsar de uma forma algo complexa num período de 27 dias. E, segundo Burnham´s Celestial Handbook, a cerca de 142" pode-se encontrar uma estrela companheira de magnitude 10, muito provavelmente não relacionada com a primeira.

 

 

DADOS:

Nome(s): Sadr; Sadir; Sador; gama Cygni; 37 Cygni; HD194093; SAO 49528

Constelação: Cygnus - Cisne - Swan - Schwan - Cygne – Cisne

Magnitude visual (aparente): 2,23

Cor: amarela

Tipo espectral (F) / Classe espectral (8) / Classe de luminosidade (Ib) : F8Ib

Distância: 750 anos-luz (não tenho em mão o erro de incerteza associado)

Coordenadas equatoriais:

     Ascensão recta: 20 h 22 min 13,7 s

     Declinação: +40º 15' 24''

Índice de cor: +0,68

Objectos próximos: M29; IC 1318 = Nebulosa da Borboleta

Observações: Supergigante; variável com curva de luz complexa num período de 74 dias; dupla cuja companheira possui magnitude 10

 

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2006  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida