Página inicial  Temas  >  Bilhete de identidade estelar  >  Solstation.com  >  Objectos extremos      1 Janeiro 2006

 

 

 

 

2P2 Team, WFI, Telescópio MPG/ESO 2,2 m, La Silla Observatory, ESO . Neste link poderá ver uma imagem maior com cores falsas do super-enxame de galáxias ACO ou Abell 3627 que se situa próximo do núcleo do Grande Atractor.
Um enorme volume do espaço que inclui a Via Láctea e super-enxames de galáxias está a dirigir-se na direcção de uma enorme massa invisível chamada Grande Atractor. ( mais informação em
APOD e ESO ).

 

 

Na década de 80, um grupo de astrónomos conhecido como os "sete samurais" (David Burstein, Roger Davies, Alan Dressler, Sandra Faber, Donald Lynden-Bell, Roberto J. Terlevich, e Gary Wegnel) descobriu que as galáxias estão desigualmente distribuídas no espaço, com super-enxames galácticos separados por vazios enormes de matéria ordinária visível. O Grande Atractor é um exemplo de tal estrutura, ou seja, uma concentração difusa de matéria com cerca de 400 milhões de anos-luz de comprimento localizado a cerca de 250 milhões de anos-luz na direcção da constelação Centaurus (do hemisfério Sul), a cerca de 7º exteriormente em relação ao plano da Via Láctea - a uma distância de um desvio para o vermelho de 4350 km/s. Situa-se na chamada Zona de Evitamento onde as poeiras e estrelas do disco da Via Láctea obscurecem cerca de um quarto do céu visível da Terra.

 

 

Renée C. Kraan-Korteweg e Ofer Lahav, Scientific American (Outubro 1998): pp. 50-57.
 

 

 


O Grande Atractor está localizado numa região do Universo obscurecida para os observadores do Sistema Solar pela poeira do disco da Via Láctea. ( mais ).

 

 

 

 

 

O Grande Atractor está aparentemente a atrair milhões de galáxias numa região do Universo que inclui a Via Láctea, a vizinhança do Grupo Local de 15 a 16 galáxias próximas e o maior super-enxame de Virgo e o próximo super-enxame Hydra-Centaurus, à velocidade de seiscentos a milhares de quilómetros por segundo. Baseado nas velocidades galácticas observadas, estima-se que a massa invisível (provavelmente composta de matéria negra) do vazio entre galáxias e enxames de galáxias ascende a 10 vezes mais do que a matéria visível nessas regiões do Universo. Os cálculos indicam que o Grande Atractor tem talvez cerca de 5,4 vezes 1016 relativamente à massa do Sol. As galáxias localizadas no outro lado do Grande Atractor estão também a ser puxadas na sua direcção o que reduz a sua velocidade de expansão comparativamente ao resto do Universo.

 

 

Renée C. Kraan-Korteweg e Ofer Lahav, Scientific American (Outubro 1998): pp. 50-57




 


 

 

 

Milhões de galáxias podem estar a dirigir-se na direcção do Grande Atractor, incluindo os super-enxames  de galáxias Virgo e Hydra-Centaurus (mais).

 

 

 

 

 

 

 

O núcleo no Grande Atractor fica situado na zona de galáxias chamada Muro de Centaurus.  Vista do Sistema Solar, esta estrutura similar ao Grande Muro encontra-se de perfil ( Woudt and Kraan-Korteweg, 2000 ). A intersecção do Muro de Centarus com o Grande Atractor inclui o enxame ou super-enxame Norma  -  ACO 3627, Abell 3627, ou A3627 (Woudt et al, 2000, 1999a, and 1999b). Na verdade, a Via Láctea, o Grupo Local, e  o super-enxame Virgo, bem como o super-enxame Hydra-Centaurus, parecem constituir parte da estrutura ( ou pelo menos "apêndices") do bloco de matéria ordinária e escura que forma o Muro de Centaurus.

 

 

 

 

 

Anthony P. Fairall, An Atlas of Nearby Large-scale Structures, de As estruturas de grande escala no Universo

 


 

 

O núcleo do Grande Atractor ("A3627" à esquerda) fica situado na zona de galáxias conhecida como "Muro de Centaurus". (mais mapas e discussão sobre As estruturas de grande escala no Universo).

 

 

 

 

 

 

 

A região do núcleo no Grande Atractor parece ser dominada pelo super-enxame Norma, um grupo de galáxias altamente obscurecidas, maciças e perto do plano da Via Láctea. Na ausência dos efeitos de obscurecimento da Via Láctea, o super-enxame Norma teria aparecido tão proeminente como o bem conhecido enxame ou super-enxame Coma Berenices, mas mais próximo na zona vermelha do espectro. Na verdade, observações espectroscópicas apoiam a ideia de que o super-enxame Norma é o componente dominante de uma estrutura do tipo "Grande Muro" e é comparável em tamanho, riqueza  e massa a Coma na parte Norte do Grande Muro (Woudt et al, 2000; e 1997). [O super-enxame Norma também está associado ao efeito dedo de Deus nas marcações das velocidades do desvio para o vermelho cósmico quando vistos da perspectiva do Sistema Solar.]

 

 

Renée C. Kraan-Korteweg, Patrick Alan Woudt, e Patricia A. Henning, 1997 (PASA, 14:1)




O núcleo do Grande Atractor parece incluir o super-enxame de galáxias Norma ( mais ).

 

 

 

 

 

A elevada densidade de galáxias na região do super-enxame Norma foi detectada pela primeira vez na década de 80. Embora os astrónomos tenham observado desde então um grande número de galáxias nesta área com telescópios ópticos e infravermelhos nesta região, nenhum enxame dominante ou pico central foi identificado. Isto sugere fortemente que uma fracção significativa da elevada densidade do Grande Atractor pode ainda ser obscurecida pela Via Láctea, possivelmente noutro enxame cheio de galáxias em torno da forte fonte de rádio PKS1343-601  601 ( Woudt and Kraan-Korteweg, 2000 ).

 

 

MAIS INFORMAÇÕES:

 

As páginas dos astrónomos Renée C. Kraan-Korteweg Patrick Alan Woudt  forneceram muitos dos títulos, resumos e links para muitos dos trabalhos citados aqui.

 

A aula do professor Anthony P. Fairall  a 3 de Junho de 1998 fornece mais discussão sobre   "As estruturas de grande escala no Universo".

 

Súmulas técnicas actualizadas sobre o Grande Atractor podem estar disponíveis em:  ADS Abstract Service da NASA para o Astrophysics Data System; o SIMBAD Astronomical Database cópia do CDS, o qual pode exigir a activação de uma conta para acesso; e o site financiado pela NSF, a interface de procura de arXiv.org Physics e-Print archive.

 

†  Artigo revisto por Carlos Oliveira, University of Texas at Austin.

 

††  Artigo original http://www.solstation.com/x-objects/greatatt.htm - tradução autorizada pela SolStation.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida