Página inicial  Temas  Amantes do céu  >  O verdadeiro tecto do mundo: o céu!

 

 

 

    

A minha estrela fez uma pergunta sobre o céu. Uma pergunta que parece tão banal, tão primária mas que, no entanto, a resposta não é assim tão fácil como possa parecer. Enquanto eu estava entretido pergunta-me: "O que é o céu?". Uma pergunta tão simples e, no entanto, tão complexa! Depois de uma breve pausa disse-lhe : "Para mim, o céu é o tecto do mundo". Como vocês definiriam o céu? O que é para vocês o céu?

 

E continuei o meu pensamento: É onde ocorrem todos os eventos que faz, nós, astrónomos estremecer!  É onde nós olhamos para apreciar as manchas solares que percorrem o Sol e sempre em constante mutação; é onde vemos os riscos luminosos dos meteoros que nos faz lembrar que a vida é efémera; é onde, por vezes, podemos maravilhar com a explosão de uma estrela e apreciarmos o intenso brilho de uma supernova durante o dia; é onde vemos a Lua a passear lasciva e calmamente pela noite, pelo dia; é onde vemos os satélites lá no alto; é onde vemos os pontos luminosos a cintilar; é onde vemos a imponência de uma cauda cometária que faz roer de inveja o véu das noivas :); é onde vemos os majestosos e imponentes Saturno e Júpiter; onde vemos os vagabundos celestes a fazerem troça da aparente imobilidade das estrelas longínquas; onde vemos os vermes celestes a desaparecer por trás do limbo da Lua; é oh.. tudo o que me maravilha, me inebria.

 

Para mim o verdadeiro tecto do mundo é o céu. Protege-nos dos maléficos raios solares, digo, das radiações ultravioletas; das partículas como protões, electrões que são emanados aquando as grandes ejecções coronais do Sol. Melhor tecto que este só um que não provocasse a turbulência das estrelas, planetas, entre outros.

 

O céu também pode ser definido, mais secamente: "Como sendo limitado pelo horizonte e pelo que está logo acima das nossas cabeças."

 

    Como vocês definiriam o céu? Também sei, que olhar para um céu límpido diurno, podemos estar a ver uma distância cerca de 40 km de altitude!!!! No nocturno será bem mais longe.... por exemplo os 2,2 milhões de anos-luz de altitude. :)  O tecto da noite é aberto...o tecto do dia é fechado. :)

 

                                                                                                                         Um grande abraço universal a todos/as,

                                                                                                                         Jorge Almeida

 

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções            

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida