Página inicial  Eventos  >  Olhai, olhai para os céus!  >  Arquivo 2003  >  Março 2003

 

 

Observação 08/02/2003   10/03/2003   Observação 11/03/2003

 

 

 

 

Clique para mais pormenores e para maior ampliação

Na segunda-feira, data de 10 de Março de 2003, pelas 21 h 45 min UT lá desenhei Júpiter. Trata-se da minha primeira tentativa de esboçar a "superfície" joviana. Digo-vos que com este método de desenho, o olho humano procura com minúcia os detalhes que, por vezes, escapam às câmaras ou mesmo webcams e afins... Noto que é possível extrair pormenores muito interessantes com este método. Fora disso, os meus desenhos foram sempre horríveis. Até um puto da primária desenha melhor do que eu. :)  Mas lá fiz a minha tentativa e foi isto o que saiu. Parece que consegui ver o que pareceu, à primeira vista, uma oval branca. As duas  barcaças (barges) eram perfeitamente distintas a Norte do cinturão equatorial Norte (NEB) adjacentes a esse mesmo cinturão. O que me chamou a atenção foi a interrupção brusca de uma linha entre a região polar Sul e o cinturão equatorial Sul. E também junto à região polar Norte notei uma linha descontínua que me fez lembrar as linhas de código Morse. :)  Pena não ter captado a Galileo ;) Eu sei que ela andava lá por perto, mas a sonda lá decidiu não aparecer no desenho da família. :) Mais uns pormenores... Incluí no desenho as luas Io e Europa, bem como a indicação do meridiano central e do sentido de rotação do gigante gasoso com um núcleo, supostamente, de hidrogénio metálico. A maior lua do Sistema Solar, Ganimedes, estava escondida, a matreira!

 

Já agora... a guiagem foi toda manual e dá perfeitamente para o serviço. :)  Portanto, a desculpa de não ter telescópio motorizado não serve. Nada de motores. Tudo com material barato. :)  Deixem lá os motores de lado, as webcams, as câmaras fotográficas que isso só dá trabalho a mais e dá cabo da carteira :) E pelo registo de desenho poupam uma pipa de tempo. :)

 

 

Neste dia 10 de Março de 2003 esbocei a minha primeira nebulosa planetária que foi a nebulosa Fantasma de Júpiter = NGC 3242; e também aproveitei para desenhar a famosa galáxia Sombrero = M104 visto no dobsoniano 8" com ocular Plössl 25 mm. De realçar que o campo de estrelas representado na M104 não está muito preciso. No entanto, o campo de estrelas representado em NGC 3242 está fiel.

 

 

Clique para mais pormenores e para maior ampliação           Clique para mais pormenores e para maior ampliação

 

 

Já comecei a esboçar a lista Messier e é um desafio interessante. Vou criar uma página "Messier ao papel"... será a primeira versão. Depois com o tempo, irei modificando aquelas que estiverem menos satisfatórias.

 

 

 

 

 

 

 

 

   Arquivo de Olhai, olhai para os céus:  2006 - 1    2005 - 1    2004 - 1    2003 - 1    2002 - 1    2001 -  1

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida