Página inicial  Eventos  >  Olhai, olhai para os céus!  >  Arquivo 2001  >  Novembro 2001

 

 

Observação 10/11/2001   14/11/2001   Observação 21/11/2001

 

 

 

 

     Pequeno relato sobre a observação e descoberta de um excelente local de observação...

 

    Descobri um excelente local para observação... fica próximo de Vila Nova de Paiva. Os céus de lá são um verdadeiro espanto! Ontem conseguia ver a olho nu estrelas de 6ª magnitude! Acho que vi Urano a olho nu pela primeira vez. Quando regressar para a semana para essa região e a noite estiver tão irrepreensível como a de ontem - terça-feira, vou confirmar.

 

     Os sortudos que moram em Vila Nova de Paiva nem sabem o que perdem. É maravilhoso poder ver muitos objectos Messier a olho nu sem termos que recorrer ao binóculo. Aqui não farei a habitual descrição pormenorizada da observação, mas posso dizer que os novos objectos que observei para os quais nunca tinha apontado foram M78 = NGC 2068 - nebulosa difusa localizada muito próxima de Alnitak, M93 = NGC 2447 enxame aberto localizado na constelação Puppis com uma forma triangular perfeitamente definida. Também vi além destes novos, um belíssimo grupo de enxames abertos M46 e M47. Ontem também tive a minha melhor observação de sempre com binóculo ao enxame aberto M41. Conseguia resolver centenas de estrelas! Além deste vi também nebulosa de Orionte (Orion) = M42 = NGC 1976,  distinguia-se uma tonalidade esverdeada e o trapézio no binóculo surge como uma só estrela; o enxame do Presépio = M44; M45 - tentei ver a nebulosidade da estrela Merope mas sem êxito. Vi também os enxames abertos da constelação Auriga -Cocheiro. Passei também pelos planetas  - Marte (que está em fase de giba), Júpiter, Saturno. Aproveito também para dizer que no dia anterior tinha observado de madrugada uma belíssima conjunção de Mercúrio e Vénus. Não percam esta conjunção!  E finalmente (vi mais objectos mas não me lembro cabalmente de todos.) também passei por um dos meus objectos favoritos: albireo de Inverno = h3945 = HIP 35210 que fica no prolongamento de omicron 1 Canis Majoris (avermelhada) e omicron 2 Canis Majoris (vejo-a como branco-azulada) para leste. No Starry Night Pro vem catalogada como HIP 35210. É muito fácil localizá-la com binóculo. Necessita de um tripé, ou então ser muito firme (ajuda um parapeito, ou tecto do carro...) para se poder resolver a dupla. 26 segundos de arco é a separação correspondente.

 

     Os arredores de Vila Nova de Paiva devem constar num mapa de bons céus! Uma astrofesta só dedicada à observação em Vila Nova de Paiva seria uma boa ideia.

 

     Também aproveito para dizer que já consegui, hoje, dia 14 de Novembro de 2001, ver o meu primeiro cometa a partir de um telescópio dobsoniano de 8". No momento ainda não apresenta cauda. Tem um coma cerca de 4'. Está a dirigir-se muito rapidamente em direcção à constelação Pisces. Com binóculo é perfeitamente visível uma mancha. Para o localizar basta orientar-se a partir de niu Persei  (não confundir com Perseu nu....). Está próxima dessas estrelas mas agora a afastar-se..  Fiz um esboço para um papel das estrelas mais próximas e com magnitude próxima da do cometa que anda à volta de 8,1 (pelo menos assim o estimei). Estou a pensar a começar a fazer esboços de objectos celestes e de pequenas porções do céu no caso de ter um objecto de interesse como é o caso do cometa LINEAR (seria actualizado de 2 em 2 dias... se for avante com essa ideia).

 

 

 

 

 

 

 

 

   Arquivo de Olhai, olhai para os céus:  2006 - 1    2005 - 1    2004 - 1    2003 - 1    2002 - 1    2001 -  1

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida