Apresentação
 

 

Esta página tem por finalidade a divulgação da astronomia e da astrofotografia.

Pretendo mante-la em constante atualização.


 
"Não nos perguntamos qual o propósito útil dos pássaros cantarem, pois o canto é o seu prazer, uma vez que foram criados para cantar. Similarmente ,não devemos perguntar porque a mente humana se inquieta com a extensão dos segredos dos céus ... A diversidade do fenômeno da Natureza é tão vasta e os tesouros escondidos nos céus tão ricos, precisamente para que a mente humana nunca tenha falta de alimento."
 

Johanes Kepler , Mysterium Cosmographicum.

 

Meu interesse pela astronomia iniciou-se nos anos 80 ao participar do Encontro com as estrelas, promovido pelo combativo Mario Jacy (Presidente do CARJ).
Foi amor a primeira observação !
Com curiosidade aguçada passei a procurar em revistas e livros o conhecimento que não tinha.
Em 1985 construi uma casa m Nova Friburgo e lá pude então vislumbrar um céu sem a poluição da cidade, e isto foi o empurrão que faltava. Procurei o Observatório Nacional onde faziam-se observações públicas. Lá aprendi a construir um telescópio Newtoniano 20cm f/8,3 (e depois parabolisado para f/6) que me deu muitas alegrias.

Mas o meu maior sonho era fotografar ! Todas as tentativas foram pouco alentadoras ou medíocres. Pratiquei fotografia como ganha -pão na juventude e não me conformava com os maus resultados. Minha busca levou-me ao Planetário do Rio de Janeiro onde encontrei o Grupo de Astrofotografia que fora fundado em 1988, e ai o céu se abriu !
Na época o grupo era formado por um colega de profissão, o médico anestesiologista Marco Antonio DeBellis, autodidata, conhecimentos sólidos , um espírito apaixonado a quem muito devo e agradeço pelos conhecimentos partilhados . Guilherme Winter , piloto de aviação , descobridor da cratera da Serra da Cangalha, Ricardo de Oliveira e o astrônomo Fernando Vieira coordenador do grupo ,e que, facilitava , sugeria e dava asas ao grupo com a alegria e entusiasmo de quem se diverte com a profissão.
Hoje novos componentes ,entusiasmados e competentes vieram aumentar o grupo: Fernando Magalhães,(guitarrista do Barão Vermelho) Daniel Guerreiro (psicólogo) e Lucas Werneck (estudante ).

Comprei um Meade LX3 de 8" com varias oculares e accessórios e comecei a observar.

Uma catarata pelo trabalho intenso com Rx tirou-me a visão, devolvida por uma cirurgia bem sucedida e comecei a fotografar em 1994.

Em 1998 comprei meu atual telescópio, Meade LX200 8". Possuo um Celestron C 8 que uso para observações públicas.

Para fugir do frio e ficar mais tempo com as estrelas construi uma cúpula , simples mas funcional .

Observatório

Não sou ainda um bom astrofotógrafo, tenho muito que aprender, me move o desejo de conhecer e compartilhar e por isso mostro um pouco do que fiz para divulgar a astronomia e estimular os que se iniciam nesta arte, assim como fizeram comigo os amigos do Grupo de Astrofotografia da Fundação Planetário do Rio de Janeiro.

Entidades de que faço parte:

A Astronomia no Brasil tem experimentado uma grande difusão e crescimento e com orgulho compareci ao I e II ENAST , I e II Star-Party , além de palestras e cursos em vários estados.
Em Maio de 1999 fui aos EUA na Texas Star-Party onde apresentei palestra sobre Astronomia Amadora Brasileira .
Tive algumas fotos publicadas em revistas internacionais especializadas.

Páginas Nacionais

Páginas Internacionais

Agradecimentos
 

A Mario Jaci quem primeiro me mostrou as estrelas.
Aos amigos/cúmplices astronomos pelo incentivo.
Aos amigos do grupo de Astrofotografia do Planetario pelo que me ensinaram e ainda me ensinam.
A minha familia pela compreensão do tempo roubado em busca do sonho.
A Deus por me permitir ver um pouco da sua face.

Esta página foi construida com o auxílio de Devanir

 Clique aqui para voltar ao início