Poluição Luminosa

 Trabalho apresentado no II ENAST e IV Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia

 
(gif por Fabiola) 

Combate à poluição luminosa, uma experiência em Nova Friburgo.

José Carlos Diniz, Grupo de astrofotografia do Planetário do RJ, CARJ, REA, CANF.

 

De todas as formas de poluição que degradam nosso meio ambiente, a menos conhecida, mas não menos perniciosa, é a poluição luminosa. Ela se origina principalmente do excesso de luz emitida por luminárias mal desenhadas que espalham sua luz horizontalmente e para cima. Essa luz extra em nada contribui para a iluminação noturna útil, uma vez que a única luz que realmente importa é aquela dirigida para o solo.

A principal solução para o problema da poluição luminosa é o uso de fontes de luz direcionadas, que canalizem toda a sua luz para baixo da horizontal, de tal forma que a própria fonte de luz, a lâmpada, não seja visível pelos lados. Uma luminária eficiente deve iluminar o chão até um pouco além da metade de sua distância ao próximo poste. Assim, ao dirigir a luz apenas para onde ela é necessária, são requeridas menos luz e menos energia elétrica. Outra vantagem desse tipo de luminária é que a nossa visão da área iluminada se torna muito mais nítida quando não recebemos luz vinda diretamente das lâmpadas sobre os olhos.

Precisamos acabar de uma vez por todas com os nossos velhos hábitos de desperdício, e não temos mais tempo para ficar esperando por leis que regulamentem a iluminação pública.

Partindo dessas premissas resolvemos atuar na pequena comunidade em Muri, Nova Friburgo, onde temos residência de campo e um modesto observatório astronômico.

Conseguimos a colaboração dos funcionários da concessionária de energia local, convidando-os para observar o céu, aproveitando para mostrar os efeitos da poluição luminosa sobre ele . O próximo passo foi conseguir autorização do síndico para alterar algumas luminárias , e uma vez conseguida a autorização desenvolvemos um trabalho de campo para documentar fotograficamente as formas de iluminação , tipos de luminárias e seus efeitos poluidores.

Ficou claro que o angulo de inclinação das luminárias estava completamente errado, e que o bojo da luminária era curto o que produzia emissão de luz lateralmente. Tornava-se necessário recalcular a inclinação do braço e bloquear a luz lateral.

O astrônomo Jorge Marcelino dos Santos Jr. (Planetário do Rio de Janeiro) nos auxiliou nos cálculos necessários a determinação do angulo ideal do braço da luminária e da cinta a ser aplicada a mesma para que se obtivesse a iluminação ideal.

Inicialmente utilizamos como protótipo 10 postes. Eles tiveram suas luminárias reposicionadas e foi colocada uma cinta de alumínio que desenhamos e produzimos artesanalmente. Os efeitos da modificação da iluminação nas suas várias etapas foram documentadas fotograficamente, e o resultado superou nossas expectativas, além de conquistar o apoio do síndico e dos vizinhos . Este trabalho será apresentado na assembléia geral do condomínio como forma educativa e como proposta para a mudança em todas as luminárias do mesmo.

Na área em que foram feitas as modificações podemos ver o céu , sem ofuscamento, as ruas estão melhor iluminadas pois há um aproveitamento maior da luz e a lâmpada não é mais vista quando dirigimos .

É preciso mostrar a todos que as soluções para esse transtorno não significam uma redução do nível da iluminação útil. Elas consistem apenas no corte daquela luz que não está sendo utilizada, por partir na direção errada. Como neste caso, o redirecionamento correto do fluxo fez aumentar a iluminação da área a tal ponto que as lâmpadas originais podem agora ser substituídas por lâmpadas mais fracas, produzindo o mesmo efeito de um modo mais econômico.

Explicar a um vizinho que ele não tem o direito de iluminar a minha casa não é tarefa fácil. Em geral, a primeira coisa que ele vai pensar é que estou querendo que ele fique no escuro, mas foi possível provar que o maior problema é a desinformação , pois quando os resultados são mostrados a aceitação foi expontânea.

Este foi apenas um exemplo de ação local , considero ser nossa obrigação lutar e denunciar todas as formas de desperdício e poluição do meio ambiente.

Este trabalho é dedicado a Roberto Ferreira Silvestre por seu exemplo de luta contra a poluição luminosa.

José Carlos Diniz

 

 

 Links sobre poluição luminosa

International Dark-Sky Association
Astronomia e Poluição Luminosa
Cerro Tololo Interamerican Observatory
New England Light Pollution Advisory Group
Oficina Tecnica para la Protección de la Calidad del Cielo
Ohio Light Pollution Advisory Committee
S.O.S. Céu Noturno

Clique aqui para voltar ao início