Esfera armilar

Antigo instrumento de astronomia que representa o conjunto da esfera celeste e o movimento dos astros. O globo central representa a terra e os vários anéis concêntricos (armilas) os corpos celestes . A seta aponta para o polo.

Com a esfera os antigos astrônomos procuravam compreender o mecanismo do universo e o movimento dos astros.

Era utilizada para ensinar astronomia, fazer cálculos de geometria esférica, e reconhecer a posição dos astros em diferentes épocas do ano. A concepção das esferas e seu posicionamento mudavam de acordo com o sistema cosmológico do autor.

Sua invenção é atribuída ao filósofo grego Anaximandro de Mileto (611-547 a. C.)

 


Os antigos instrumentos astronômicos sempre me fascinaram, e , em particular a esfera armilar pela sua complexidade, dinâmica, engenhosidade e beleza.

Estuda-la , descobrir seus segredos e desenha-la foram meus desafios.

Com o auxílio de Jayme Machado, competente torneiro mecânico e sua equipe, construi a primeira esfera com 50 cm de diâmetro, que pode ser vista nas fotos ao lado .

A bola central representando a Terra é feita de uma boia de caixa d'água. A seta que aponta o polo mede 85cm e é móvel, permitindo ajusta-la para a latitude local. Os anéis (armilas) são feitos em aço.

A faixa da Eclítica é em latão polido . As figuras e símbolos foram gravados por mim usando técnica de gravação em metal ( aplicação de tinta a base de terebintina, transferencia das figuras com papel carbono e retirada da tinta nos traços para em seguida submete-la a corrosão por ácido).

Detalhe

Fases da construção da esfera de 1 m

 

   Inauguração da Esfera

Inauguração da Esfera Armilar de 1 metro de diâmetro no Museu do Universo, Rio de Janeiro.

 

Clique nos thumbnails para ver versões ampliadas

 
Clique aqui para voltar ao início