Observatório

Sitio de observação em Muri, Nova Friburgo

 

Pequeno observatório com cúpula de 2,5m de diametro feita de vergalhões de aço soldados e recoberta por folha de aluminio. Embora feita de modo artesanal por mim esta estrutura é leve e funcional não havendo goteiras ou infiltrações nestes 4 anos Seu movimento é feito manualmente.

Note-se a esfera Armilar (feita por mim) e o Relógio de Sol (feito por Sergio Doret), que ajudam a compor o conjunto emoldurado pelo jardim.

A cúpula repousa sobre uma estrutura de madeira em forma de arco, reforçada com tirantes também de madeira por baixo, formando um octógono. Oito rodas de borracha iguais aos dos carros de supermercado foram fixadas nos vértices e se apoiam sobre a mureta de concreto.

Para evitar movimento lateral durante seu giro 4 peças de ferro foram parafusadas no arco de madeira e na sua extremidade colocado uma roda de borracha que gira sempre se apoiando na parede interna da cúpula.



 

Uma pequena bancada móvel, com orifícios para as oculares, lâmpada e lap-top é de extrema valia .

A bancada sustentada por ganchos pode ser movida para outros pontos da parede interna da cúpula.

Pilar de sustentação feito de tubo de PVC , parcialmente cheio de areia e chumbado no solo numa sapata de concreto. O pilar esta separado do piso por uma valeta, para evitar vibrações.

Acima dele instalou-se a cunha equatorial.

Pilar de PVC com tomadas , suportes variados, ganchos e cunha equatorial.


Telescópio MEADE LX200 8" f/10 montado na cunha equatorial, com camera em piggyback e parasol.

O refrator Orion Short-Tube com camera Olimpus OM1 foi montado em piggyback no Meade LX200 usando-se anéis em alumínio que se prendem firmemente a uma régua também de aluminio fixada no telescópio principal . Os encaixes são do tipo "asa de andorinha" e permitem movimentar o conjunto Orion/camera para frente e para trás para melhor equilíbrio de forma simples e muito firme.

Na parte inferior do LX200 fixou-se outra régua de alumínio para instalação de contra-peso móvel feito de arruelas de aço e parafuso. Podemos variar o número de arruelas afim de atingir o equilíbrio no peso.


Telescópio Meade LX200 com refrator Orion Short-Tube (400mmf/5) montado em piggyback. Note-se o sistema de fixação em" rabo- de-andorinha".

Instrumental fotográfico:

Cameras Olimpus OM1 e Nikon F2
Lentes Olimpus 24mm f/3,5, 50mm f/1,4 e135mm f/3,5.
Lente Nikkor 300mm f/4,5
Cabo disparador
Visor de angulo
Filtros H-Alpha e Broadband





Camera SIBG ST4. Capaz de fazer imagens CCD pobres esta camera é imbatível na função de guiar o telescópio em longas exposições.

Uma antiga câmera (150mm F/4.5 Tessar) está sendo adaptada para uso em formato 4X5. A esquerda o sistema de focalização usando ocular.


Tanque de hipersensibilização contruído em aluminío com capacidade para filmes até 4X5


Sistema de acoplamento de câmera de vídeo para vídeo-fotografia. 




À esquerda Orion shot-tube em montagem equatorial Sky-View Deluxe.

À direita telescópio Celestron C8 com filtro solar Thousand Oaks Type II usado em  observações públicas do CANF.

Relógio de Sol em detalhe.

 Clique aqui para voltar ao início