Workshop "Stellar Winds in Interaction"

Convento da Arrábida

Este encontro reuniu um grupo de astrónomos amadores e profissionais. Começou Sexta-Feira dia 28 de Maio de 2010 e terminou dia 2 de Junho ao pequeno-almoço. Foi dividido em duas partes, uma ProAm e uma estritamente profissional, a reunião dos G2G. Pela primeira vez num encontro ProAm reuniram-se astrónomos de todos os sectores observacionais da astrofísica desde a rádio-astronomia até aos raios-X.

1ª Parte: ProAm

O Sábado foi dedicado à campanha internacional ProAm WR140 (mencionada na rubrica "encontros"). Foram dadas as seguintes palestras:

Hot colliding winds and the 2008/2009 campaign on WR 140 - Anthony Moffat (Université de Montréal)

The WR 140 periastron passage 2009 - first results from MONS and other optical sources - Remi Fahed (Université de Montréal)

WR 140 in the Infrared - Peredur Williams (Royal Observatory Edinburgh)

X-ray RXTE observations of WR140 - Michael Corcoran & Kenji Hamaguchi (NASA/GSFC)

WR 140 and WR 25: What they say about WC and WN colliding winds - Andrew Pollock (ESAC/Madrid)

WR 140 results from radio observations - Sean Dougherty (Institute for Space Imaging Science Radio Astronomy Calgary) - presented by Peredur Williams

New models and theory - Julian Pittard (University of Leeds)

Modelo do sistema WR 140  de Peredur Williams baseado no seu paper de 1990. A estrela WR é a que revela uma órbita maior. O inset mostra os espectros da linha CIII, na mesma fase do modelo, adquiridos no MONS em 2009.

O Domingo foi dedicado aos assuntos ProAm, as colaborações entre profissionais e amadores. Foram dadas as seguintes palestras:

Why amateurs invest their time - Filipe Dias (Portugal)

Spectroscopic madness - A golden age for amateurs - Thomas Eversberg (STScI Germany)

The eps Aur eclipse ProAm campaign - Robin Leadbeater (Three Hills Observatory England)

Recent ProAm Campaigns - Be stars, CoRoT and others - José Ribeiro (Observatório Atalaia Portugal)

Scientific collaborations in astronomy between amateurs and professionals - Johan Knapen (IAC Tenerife)

Round-Table-Discussion - How to go forward to future ProAm campaigns - All

A mesa redonda foi bastante interessante, pois constatou-se que aqui todos éramos principiantes na temática, quer os profissionais, quer os amadores. Concluiu-se que estas colaborações são úteis, como foi demonstrado pela campanha WR 140 e outras apresentadas no encontro. O ponto mais alto desta mesa redonda foi o nascimento do grupo ConVento, o primeiro grupo ProAm internacional dedicado aos ventos estelares e à física de plasmas, que cobre todos os comprimentos de onda desde o rádio até aos raios gama!!! Curiosamente o nome do grupo foi proposto pelo Andy Pollock, um inglês, que entendeu o trocadilho entre o local e o tema da reunião (convento - with wind). Temos assim garantida uma continuidade para a preparação de futuras campanhas. Da parte dos amadores fica a observação na luz visível e no infravermelho próximo, em fotometria e espectroscopia.

2ª Parte: encontro dos G2G

G2G significa G2G "Get to Grips", uma idiomática que pode ser interpretada como "mãos-à-obra". É um grupo de cientistas profissionais que abrange todos os comprimentos de onda na astrofísica. A sua área de trabalho é essencialmente o estudo do comportamento dos ventos estelares em sistemas binários ou múltiplos. Os membros que assistiram a este encontro tiveram dois dias dedicados a brainstorming. O Convento da Arrábida tem as condições essenciais para este tipo de encontro. Inserido num Parque Natural Nacional, um ambiente calmo aliado à beleza de uma luxuriante floresta mediterrânica contrastada por um mar azul-transparente, propiciam todos os ingredientes para uma produtiva estimulação cerebral. Se juntarmos a isto uma excelente cozinha e as boas bebidas durante o tempo livre, todos consideraram este encontro um sucesso.

Sempre que o projector e os computadores não eram necessários, as discussões continuavam na piscina. Muito trabalho foi produzido desta maneira.

O Social

A simpatia, a atenção e o profissionalismo do pessoal dirigido por Lavínia Machado contribuiu para os excelentes momentos vividos quer no trabalho quer no lazer. Foram feitas duas visitas guiadas, uma ao convento mais recente, outra ao convento velho. O nosso guia, o Sr. Quirino de Almeida, homem culto e  também ele astrónomo amador,  forneceu-nos todas as informações sobre o local, incluindo algumas lendas, que prenderam a atenção dos visitantes.

As refeições foram cuidadosamente preparadas com recurso a matéria-prima de qualidade. Os coffee-breaks continham sempre uma delicatessen para degustação.

As noites foram passadas em convívio amigável. Barra livre, fados de Lisboa e de Coimbra, observação nocturna, tertúlia e, claro, brainstorming!

Arrabida WR140 Workshop, Tony Moffat's Prize Awards: https://youtu.be/jzbHOtEG4GU

WR140 workshop, Saturday night: https://youtu.be/auv54PmO8MI

 

Agradecimentos:

A toda a minha equipa de co-organizadores:

Do estrangeiro:

Anthony Moffat

Thomas Eversberg

De Portugal:

Alberto Fernando

Fátima Seixas

Luis Carreira

Paulo Sanches

O pessoal do Convento:

Lavínia Machado

Quirino de Almeida

Sr. Candeias

As cozinheiras

Sem o vosso contributo, tudo teria sido meramente uma sombra daquilo que foi.

Fotos do Alberto Fernando, do Filipe Alves e minhas

<back>    <home>