Campanha Pleione

Em Janeiro de 2009 foi-me pedida a cobertura espectral em Hα da estrela Pleione das Pleiades. O pedido veio da República Checa, pelas mãos dos meus amigos Dr. Pavel Koubsky e Dr. Petr Harmanec. A finalidade era a de se determinar a excentricidade da órbita deste sistema binário cujo período é de 218 dias. A órbita tinha sido anteriormente determinada por cientistas japoneses e franceses como sendo extremamente excêntrica. Os dados obtidos nos observatórios  Ondrejov e DAO revelam uma órbita quase circular. O que se passa é que algum gás dentro do sistema pode afectar a medição da Velocidade Radial durante as fases próximas da conjunção superior. A próxima conjunção superior da Pleione era a 18-19 de Fevereiro de 2009.

Aproveitando o benefício da nossa ferramenta ArasBeAm pedi aos moderadores a inclusão de uma observação intensiva da Pleione durante o mês de Fevereiro, que foi imediatamente divulgada na página:

É extraordinário como esta ferramenta de observação funciona bem!! Muitos astrónomos responderam ao apelo, e conseguiu-se uma cobertura espectral quase diária do sistema, aliando as observações amadoras às do DAO e do Ondrejov.

O paper científico resultante

<back>     <home>