Inicio < Biblioteca < Observar o Céu Profundo
Observar o Céu Profundo
Pedro Ré e Guilherme de Almeida, Plátano Edições Técnicas

Quando finalmente o nível de exigência começou a aumentar, vi-me na necessidade de adquirir um livro que me pudesse ser útil a observar o céu nocturno e as suas jóias. Como existem dezenas de observações possíveis de se fazer com um binóculo, como está descrito neste livro, isso foi-me alertado da primeira vez que falei na compra de um telescópio na Astrolista, toda a gente, aliás praticamente toda a gente, me desaconselhou a compra nesse momento. Fui aconselhado a conhecer as constelações primeiro, depois explorá-las com um binóculo...

Assim procurei conselho e acabei por comprar este magnífico livro. De facto é um livro muito completo que aborda todos os essenciais para se fazer observação do céu profundo. Aborda também outros temas que aguçam o apetite do leitor, que numa fase futura e mais avançada poderá fazer com que se ganhe entusiasmo para nos dedicarmos a outras áreas, como por exemplo a Astrofotografia.

Neste livro começamos por ter uma secção dedicada ao observador e aos instrumentos. São abordados tópicos como os requisitos mínimos de um telescópio, os vários tipos de telescópio, oculares, barlows e redutores de focal, buscadores, etc.; fala-se também da manutenção das ópticas, critérios sobre como comprar um telescópio, etc., etc.

Uma questão importante é a atmosfera. Um astrónomo disse uma vez (não me lembro do seu nome) que a peça mais importante do telescópio é a atmosfera. Concordo com ele. De facto esta secção tece algumas considerações e explica o porquê desta importância da atmosfera para as observações.

Um tema muito importante e muito em voga hoje em dia, é a poluição luminosa. O desperdício energético causado pela má iluminação nocturna mexe-nos com as carteiras e, a nós astrónomos mais particularmente, as observações astronómicas. Também são expostas algumas considerações sobre este tema.

As técnicas de observação são várias e importantes, bem como os pequenos truques que se podem usar para maximizar as nossas observações. Todos esses aspectos, pelo menos os mais conhecidos, estão explicados neste livro. Se não estiver, cada um, de certo que encontrará génio suficiente para dar a volta a este ou aquele problema que lhe surgir, depois de ler este livro.

Existem diversas convenções e terminologias na Astronomia. Estas também são abordadas neste livro. Atlas, catálogos de estrelas e galáxias, constelações e suas origens, tudo isto é mencionado neste livro.

As estrelas merecem um capítulo. Esta capítulo fala-nos dos tipos de estrelas, classes espectrais, velocidades e movimentos próprios, estrelas variáveis, etc. Não é um capítulo demasiado aprofundado, mas transmite as noções básicas que poderemos vir a utilizar com proveito e vantagem nas nossas observações.

Considerações gerais sobre o céu profundo também têm direito a um capítulo. Aqui ficamos a saber o que é o espaço profundo e o que são galáxias, enxames estelares, nebulosas. Como se relaciona a Via Láctea com o espaço profundo. É útil para o que vem a seguir.

O Atlas do céu profundo. São 70 mapas com centenas de objectos de céu profundo visíveis com um telescópio de 114 mm de abertura (média considerada pelos autores, como sendo a dos astrónomos portugueses). No entanto, telescópios de maior abertura mostraram estes objectos com maior detalhe, logo este livro serve até para quem possui telescópios de aberturas mais generosas. Existem vários objectos observáveis com um binóculo 7x50, de modo que o atlas é útil a muita gente, mesmo aos que não têm (como eu) telescópio. Nebulosas e galáxias, mas principalmente enxames estelares de grande beleza são objectos facilmente observáveis com binóculo e essa referência é feita em cada objecto que seja possível observar dessa forma.

Este livro é mais um "must" e uma excelente rampa de lançamento para as observações sérias e belas. Após se dominar a observação a que se destina este livro, poderemos avançar para objectos mais exigentes e/ou actividades mais exigentes. É um bom livro com um bom atlas. Uma referência em português, por portugueses.

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra