Astronomia e Astrofotografia  
por Luís Ramalho
 
 













 

 


Meteorologia
no local de
observação

 

© Luís Ramalho
Contacte-me

 

MEADE LX 200 10" F10 - ERRO PERIÓDICO

O telescópio Meade LX 200 10" F10 apresenta, tal como é possível constatar no gráfico seguinte, um erro periódico de cerca de 20 segundos de arco.

 

A utilização de pesos no braço ESTE do telescópio (cerca de 1 Kg) permite reduzir o erro periódico para cerca de 16 segundos de arco:

 

Utilizando a opção de correcção do erro periódico (PEC), é possível reduzir substancialmente o erro para menos de 6 segundos de arco. Estamos convencidos que uma correção de melhor qualidade permitirá manter o erro periódico abaixo da fasquia dos 5 segundos de arco.

 

VELOCIDADE DO MOTOR DE ASCENÇÃO RECTA

O motor de ascenção recta apresenta uma velocidade ligeiramente superior ao movimento sideral, tal como se pode verificar pela tendência ascendente do gráfico seguinte ("drift" em ascenção recta):


De facto, a velocidade em ascenção recta do telescópio é superior ao movimento sideral à taxa de 0.03 segundos de arco por segundo (1 segundo de arco em cada 33.33 segundos).Com pesos no braço ESTE, para além da redução do erro periódico, a velocidade do motor de ascenção recta foi superior ao movimento sideral apenas em 0.011 segundos de arco por segundo, equivalente a um desvio de 1 segundo de arco em cada 90.91 segundos. Nota: Estes resultados não são extrapoláveis para outros telescópios, mesmo que do mesmo tipo.