ECLIPSE ANULAR DO SOL (3 de Outubro de 2005)

Paulo Barros (mourix@netcabo.pt)  http://astrosurf.com/paulobarros

Mário Santiago (mariosantiago@sapo.pthttp://astrosurf.com/santiago

Santuário de S.Bartolomeu (Argozelo), foi o local que escolhemos para registarmos o Eclipse Anular. Sabiamos que esta seria uma oportunidade única de assistirmos em directo a um evento raríssimo (o último eclipse anular visivel em Portugal Continental foi há 241 anos) e Argozelo era o ponto de convergência de muitos curiosos e astrónomos amadores e profissionais.

Ao contrário de outras expedições do Grupo Atalaia  em que cada elemento se ocupa de actividades individuais, sabiamos que desta vez teriamos de disfrutar em pleno do fenómeno. Assim, fizémos uma parceria com o intuito de repartirmos as tarefas associadas à aquisição de imagens, libertando o máximo de tempo para outras actividades, tais como a observação visual através de telescópio, das sombras, das variações de luminosidade, temperatura, etc.

Um dos problemas da astrofotografia solar com recurso a um computador portatil, é a forte luminosidade ambiente e a existência de reflexos que dificultam a visualização do monitor. Como solução,  improvisámos uma caixa de cartão onde inserimos o portátil.

O setup consistiu no Maksutov-Cassegrain STF Mirage7 em modo visual, com uma camera Atik 1HS acoplada a uma lente SLR de 135mm em piggy-back.

O plano fotográfico baseava-se na captura de pequenos filmes de 20 segundos a cada 10 minutos.

O local escolhido foi uma pequena clareira ao lado do Santuário de forma a termos alguma privacidade face à multidão que se encontrava a menos de 50 metros.

Desta vez, nem Murphy estragou a festa. Tudo correu conforme previsto. Céu completamente limpo, problemas técnicos quase desprezáveis e o grande momento aproximava-se. 

A expectativa crescia e a boa disposição era por demais evidente.

Efeito do Eclipse nas sombras:

Em cima à esquerda, a sombra que intitulámos 'O Homem dos 9 Dedos'. Na realidade era uma mulher.

Em cima à direita, centenas de meias luas projectadas por entre as folhas das árvores.

Em baixo, uma fotografia obtida através do Maksutov em modo afocal, onde é claramente visivel o relevo da superfície lunar.

E depois deste momento de misticismo inesquecivel, só nos resta dizer: « Para o ano, lá estaremos na Turquia para assistir ao Eclipse Total »

eclipse2005.gif