Eclipse Total do Sol

Eclipse Total do Sol


Voltar para eventos astronômicos

 


Voltar para a página inicial

 

 

Data: 29 / mar / 2006
Hora: 05:36 (GMT - 3)
Local: Barra do Tabatinga (RN)
   
Guiado: Não
Captura: Digital ISO 400
Abertura: f. 4,2
Exposição: 0,77s
Objetiva: 18-70 mm
Distância focal: 38 mm

       Um grande evento aconteceu no estado do Rio Grande do Norte no dia 29 de março de 2006, agraciando, inclusive, a capital Natal. Foi o eclipse total do Sol, cedinho de manhã, fazendo muita gente acordar de madrugada apenas para acompanhá-lo. Programei minhas férias para essa época e saí de Curitiba para acompanhar tal fenômeno. Já com uma experiência no campo decorrente do eclipse total do Sol em 1994, que ocorreu no Paraná e em Santa Catarina, estava louco para ver de novo, tamanho o fascínio que um eclipse desse porte pode provocar.

        Na quarta-feira, dia do eclipse, dirigi-me, juntamente com meu irmão e um colega do hotel de Natal, para a localidade chamada Barra do Tabatinga. Ficava a pouco menos que 10km da linha central do eclipse, linha esta onde o eclipse teria duração maior. Como o eclipse total ocorreria poucos minutos depois do nascer do Sol, o próprio amanhecer do dia já apresentou distorções. Na hora do nascer do Sol, o planeta Júpiter ainda se achava facilmente visível a olho nu.

        Algumas nuvens bloquearam o Sol nos primeiros minutos, mas depois ele apareceu, com o formato de uma lua bem fininha. E mais alguns minutos, o momento esperado. O dia de repente perdeu luminosidade, numa velocidade incrível. A Lua cobriu totalmente o Sol e voltou a ficar meio escuro. A coroa solar apareceu. A sombra da Lua era alongada, indo do horizonte leste ao oeste, deixando o céu a norte e a sul claro.

        A foto mostra a fase de totalidade, onde pode-se notar um pouco da claridade do céu à esquerda, região que se encontrava fora do eclipse total.

        Haverá outro eclipse total do Sol no Brasil, no dia 12 de agosto de 2045. Mas antes desse haverá vários eclipses parciais e alguns anulares (em 2023, 2027, 2028 e adiante).


Voltar para eventos astronômicos

 


Voltar para a página inicial