Flare do Iridium

Iridium


Voltar para satélites

 


Voltar para a página inicial

 

 

Data: 07 / jun / 2005
Hora: 18:42 (GMT - 3)
Local: Curitiba
   
Guiado: Não
Filme: Kodak Gold ISO 100
Abertura: f. 1,9
Exposição: 50 s
Objetiva: 50 mm
Distância focal: 50 mm

        Os satélites artificiais Iridium foram lançados pela Corporação Iridium, com fins de comunicação. São 68 satélites orbitando a Terra a quase 800km de altitude. Ocorre que esses satélites têm antenas de alumínio altamente refletivas, medindo 188cm X 86cm. Caso ocorra de, durante uma passagem de um desses satélites, uma de suas antenas calhar de refletir a luz do Sol na direção do observador, um fenômeno chamado "Flare do Iridium" pode ser observado. Tal fenômeno se caracteriza por um breve mas intenso aumento na sua luminosidade, em alguns casos adquirindo um brilho espetacular, voltando-se a apagar alguns segundos depois. A magnitude desses flares pode se muito superior à magnitude de Vênus em seus recordes (-4,5). Os Flares do Iridium podem chegar à magnitude -8, em alguns casos até -9.

        A foto acima mostra um flare ocasionado pelo Iridium 36 que atingiu a magnitude -8. Infelizmente, a foto foi tirada no centro de Curitiba, com poluição luminosa. Na foto, devido à longa exposição, a passagem do iridium deixou um rastro, caracterizando o momento do flare.

        O site Heavens-Above traz previsões de flares. O site traz uma lista de cidades com suas coordenadas, mas para melhor precisão das previsões, as coordenadas geográficas do local da observação se fazem necessárias com precisão de poucos quilômetros, uma vez que o flares ocorrem em corredores estreitos.


Voltar para satélites

 


Voltar para a página inicial