Luz Zodiacal

Luz Zodiacal


Voltar para céu profundo, estrelas e planetas

 


Voltar para a página inicial

 

 

Data: 30 / nov / 2007
Hora: 21:24 (GMT - 2)
Local: São Luis do Purunã (PR)
   
Guiado: Não
Captura: Digital ISO 400
Abertura: f. 3,5
Exposição: 8 min 20 segundos
Objetiva: 18-70 mm
Distância focal: 18 mm

        Quando olhamos o céu num lugar bem escuro, logo após desaparecer o último vestígio do crepúsculo do anoitecer ou logo antes de iniciar o amanhecer, poderemos ter a chance de nos depararmos com uma luminosidade em forma triangular erguendo-se do horizonte. Essa luz é chamada Luz Zodiacal. Ela ocorre devido à reflexões da luz solar em partículas no espaço interplanetário. Como o Sistema Solar se desenvolve aproximadamente em um plano definido (os planetas giram todos quase no mesmo plano), as partículas se concentram também nesse plano. Assim, a Luz Zodiacal aparece no céu em regiões pertencentes a esse plano, o que em Astronomia é chamado Plano da Eclítica. É por isso que a luz não se espalha pelo céu todo, mas parece correr ao longo de uma linha no céu, ficando mais tênue quanto mais longe do Sol.

        Assim, a melhor condição para ver a Luz Zodiacal é logo após o anoitecer ou logo antes do amanhecer, quando é escuro mas o Sol se encontra mais próximo do horizonte, originando uma luz zodiacal forte. Ademais, como a eclítica varia de posição em relação ao horizonte, a Luz Zodiacal pode ser vista tanto em pé como inclinada, dependendo da época do ano e da localidade de observação. Em São Paulo, por exemplo, ela pode estar tanto na vertical absoluta como inclinada 47 graus em relação à vertical. Ângulos parecidos ocorrem para Curitiba, onde esse ângulo varia de 2 graus com a vertical a 49 graus.

        A foto acima mostra a Luz Zodiacal vista da cidade de São Luis do Purunã, após o anoitecer. O brilho no centro da foto, indo do horizonte para o alto, é a luz. No momento da foto, a eclítica estava inclinada pouco mais de 27 graus em relação à vertical para o sentido horário, e olhares mais atentos podem notar a ligeira inclinação da luz nesse sentido.

        A exposição foi de 8 minutos e 20 segundos, originando os pequenos traços estelares na foto.


Voltar para céu profundo, estrelas e planetas

 


Voltar para a página inicial