Via Láctea

Via Láctea


Voltar para céu profundo, estrelas e planetas

 


Voltar para a página inicial

 

 

Data: 27 / jul / 2003
Hora: 20:28 (GMT - 3)
Local: Pedro Leopoldo (MG)
   
Guiado: Sim
Filme: Kodak ISO 400
Abertura: f. 1.9
Exposição: 4 minutos
Objetiva: Fixa 50 mm
Distância focal: 50 mm

        Sem dúvida a região por onde passa a Via Láctea é de uma beleza estonteante. É aconselhável admirar a faixa da nossa galáxia de um local bem escuro, especialmente no inverno, quando ela aparece após o anoitecer. A Via Láctea, assim como as outras galáxias, é um conjunto de estrelas (na verdade de bilhões de estrelas) que se distribuem ao longo de um disco. E nós estamos mais ou menos próximos da borda desse disco. Quando olhamos em direção ao centro da galáxia, nossa linha de visada cruza a galáxia quase inteira, proporcionando a claridade característica nessa direção. Ao contrário, se olhamos perpendicular ao disco (o que equivaleria a olhar "para cima" ou "para baixo", se o disco da galáxia estivesse no plano horizontal), veremos um céu escuro, sem a claridade da Via Láctea. É por esse motivo que, para nós, a Via Láctea aparece como uma faixa no céu.

        Na ocasião dessa foto as condições do céu não eram perfeitas. Havia poeira no ar, resultado de um período longo sem chuvas em Minas Gerais.

        Além da Via Láctea em si, vários objetos celestes de interesse aparecem nessa região. À direita aparece uma pequena porção da constelação do Escorpião, incluindo o aglomerado de estrelas M7 (o aglomerado do Ptolomeu). Mais à esquerda, próximo à borda superior da foto, há uma outra mancha de estrelas, bem maior que a M7. É a Nuvem Estelar de Sagitário, a M24. Diretamente acima da M7 está um outro aglomerado, o aglomerado da Borboleta, a M6. À direita da M24, quase sobre a reta que liga a M24 à M6 (Borboleta), está a M8, ou Nebulosa da Lagoa. Ela aparece nesta foto como uma mancha branca forte. Abaixo da M24, quase na mesma vertical, e na mesma horizontal à esquerda da M7, é possível ver um ponto, que nesta foto aparece amarelado. É um aglomerado estelar catalogada como M22, um dos aglomerados mais próximos de nós.

        Para mais informações sobre os objetos listados acima, consulte a página com o catálogo Messier nos links abaixo:

        M6 - Aglomerado da Borboleta
        M7 - Aglomerado Ptolomeu
        M8 - Nebulosa da Lagoa
        M22 - Aglomerado Estelar
        M24 - Nuvem Estelar de Sagitário

Clique na imagem acima para ver a mesma foto da Via Láctea acima com algumas anotações sobre os objetos celestes contidos na região.

        Para uma relação completa dos objetos catalogados por Messier, consulte o link abaixo:

http://www.seds.org/messier/data2.html


Voltar para céu profundo, estrelas e planetas

 


Voltar para a página inicial