Página inicial  Eventos  >  Olhai, olhai para os céus!  >  Arquivo 2003  >  Abril 2003

 

 

Observação 30/03/2003   05/04/2003   Observação 06/04/2003

 

 

 

 

É com grande alegria que apresento o meu primeiro esboço solar e, desta forma, inicio também a actividade no seio do grupo dos solaristas. Mais um maluco que se junta aos solaristas amigos Grom, Paulo Guedes, Luís Carreira e Alcaria Rego. Agora sei o porquê dessa corrida louca diária pelas fotografias do Sol. Pensava eu que eles não regulavam bem da tola. :))) Afinal não são assim tão insanos. ;)  Realmente é um autêntico delírio seguir as manchas, a sua evolução, e ver o Sol todo sarapintado de manchas com as suas umbras e penumbras, com as fáculas, com as pontes de luz no interior das manchas. Fiquei adepto do Sol. E hoje, dia 5 de Abril de 2003 pelas  9 h 00 min UT lá realizei o meu primeiro esboço da anã amarela G2V. Sinceramente nem olhei para as horas tal era o entusiasmo por estrear o filtro da Baader Astrosolar densidade 5 :)   Existia alguma turbulência (o limbo do Sol tremia um pouco), e no atinente à transparência podemos dizer que numa escala de 1 a 5 sendo 5 a melhor, estaria na faixa do 4.  O filtro de 20 cm não foi diafragmado e nem posso dizer que não houve assim tanta degradação da imagem como pensava inicialmente.

 

 

     No momento desconheço ainda a identificação dos grupos de manchas, mas já fiz a sua contagem. Em termos simples... (usando as referências celestes e não as do Sol) contei do lado Este do Sol (metade direita do Sol)  1 só mancha bem saliente. Do lado Oeste (metade esquerda do Sol), contei cerca de 19 manchas... Separando... junto ao meridiano do Sol, contei 4 manchas. Junto ao limbo Noroeste, contei 3 manchas com penumbras (essas manchas subdividiam-se em outras mais pequenas), e junto ao limbo Sudoeste (talvez mais próximo da linha Este-Oeste) contei 12 manchas.

 

 

     Interessante foi desenhar 2 manchas em pormenor com a ocular Plössl 9 mm. Numa das que apresenta forma de S, grupo 325, notei uma ponte de luz na parte Sul da mancha junto à curva superior do S (nota-se no desenho). O incrível foi ter visto o que me pareceram fibrilhas na zona da umbra. Desenhei também essas estruturas. Mais... notei que a zona da penumbra do lado Oeste prolongava-se com um fino filamento com uma curva suave para Sudoeste...

 

 

     Na outra mancha, grupo 330,  junto ao limbo Oeste... notou-se um prolongamento bem definido. E uma saliência do lado Este. Nota curiosa de destaque relacionou-se com uma das fáculas solares junto ao grupo 330. Apresentava uma forma que parecia um sinal maia. :)

 

 

     Mais uma nota... junto ao limbo Este só anotei mais as posições das manchas, e não as desenhei em pormenor. E mais... as manchas não estão todas devidamente representadas relativamente às suas posições relativas. Noto que devo usar um círculo maior se quiser representar todos os pormenores observados na ocular Plössl  25 mm.

 

 

 

 

     Durante a noite, pelas 19 h 30 min UT, esbocei o planeta Júpiter. Abaixo podem ver todos os dados necessários sobre a observação. Destaque-se que a posição relativa da NEB está incorrecta. Como termo de comparação é possível observar Júpiter tirado por Paulo Coelho, que gentilmente cedeu a imagem, aproximadamente à hora que foi feito o esboço.

 

 

Clique para mais pormenores e para maior ampliação

 

 

 

Imagem gentilmente cedida por Paulo Coelho

 

 

 

 

 

 

 

 

   Arquivo de Olhai, olhai para os céus:  2006 - 1    2005 - 1    2004 - 1    2003 - 1    2002 - 1    2001 -  1

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida