Página inicial  Eventos  >  Olhai, olhai para os céus!  >   Arquivo 2003  >  Fevereiro 2003

 

 

Observação 05/02/2003   06/02/2003   Observação 08/02/2003

 

 

 

 

     Dia 6 de Fevereiro de 2003, observei o céu numa noite de razoáveis condições atmosféricas.

 

 

     Enquanto que para o Norte do País o tempo estava nublado, aqui nos arredores de Vila Nova de São Bento (16 km a Este de Serpa) o tempo estava razoável. Durante o dia houve muitas queimadas que tiveram como consequência uma elevação da quantidade de poeiras em suspensão no ar que incrementou mais o efeito de extinção atmosférica. E notava-se isso pois junto existia um poste de iluminação e que reflectia inúmeros pontos de luz que embatiam nessas poeiras dando aquele aspecto "sujo" e enevoado. Acrescentando a este facto ainda tinha de contar com a poluição luminosa moderada já que estava a observar no interior da vila. Apesar disso, com enorme entusiasmo :))) levei o dobsoniano 8" para o pátio da casa (que só permite a janela de observação para Sul e Sudeste e próximo do zénite) e comecei  a rever objectos e também conheci alguns novos objectos, um dos quais muito interessante. (no entanto, no decorrer da noite as poeiras foram assentando e o céu estava a ficar mais transparente).

 

 

     Assim, na noite de 6 de Fevereiro de 2003 entre as 22 h 00 min UT e a 00 h 00 min UT de 7 de Fevereiro de 2003, observei:

 

 

     OBJECTOS DO CÉU PROFUNDO - DEEP SKY OBJECTS (DSOs)

 

 

Canis Major

 

M41 = NGC 2287 - menos rico de estrelas dadas as condições existentes na altura em que observei o objecto.

 

NGC 2362 = "Mexican jumping star" -  este objecto para mim foi a surpresa da noite! :)))  Deve ser dos poucos enxames abertos em que a estrela mais brilhante se vê a olho nu! É muito interessante ver aquele ponto muito brilhante, de magnitude 4,5 , rodeado de inúmeros pontos muito pouco brilhantes, da ordem de magnitude 10-11, parecendo um autêntico rebanho de estrelas em redor do seu pastor. O nome comum deste enxame é algo peculiar... "Mexican jumping star"... Não notei qualquer nebulosidade embora ela exista segundo dados do Starry Night Pro versão p312c.

 

NGC 2354 - outro enxame aberto localizado a Sul de NGC 2362 mas bastante mais disperso.

 

 

Puppis

 

NGC 2438 em M46 - consegui com amplificação baixa - 48x - e com ajuda da visão lateral, notar um anel circular muito esbatido. Tentei amplificar mais com a ocular Plössl 9 mm mas terá sido inútil pois degradou imenso a imagem. Com céus mais para o medíocre, não devemos exagerar nas amplificações.

 

M93 = NGC 2447 - não tão espectacular devido a céu com transparência razoável, poluição luminosa moderada e oculares de qualidade inferior às que tinha usado em Pulo do Lobo. Notava-se distintamente a forma triangular no buscador 9x50. No dobsoniano, eram visíveis mais estrelas embora em seu redor só se notassem poucas estrelas. Como as diferenças são abismais!

 

 

Hydra

 

NGC 3242 = nebulosa Fantasma de Júpiter (Ghost of Jupiter) - interessante objecto visto no dobsoniano 8". Realmente o seu diâmetro aparente é similar ao de Júpiter, mas ligeiramente mais pequeno. Forte brilho superficial. Como por esta altura o céu estava mais transparente, aproveitei por usar a ocular 9 mm permitindo uma maior amplificação e aqui a imagem melhorou dando a ver uma ligeira tonalidade azulada, mas muito ténue. Pareceu-me, de quando em vez, ver diminutos prolongamentos a partir do brilhante disco circular da nebulosa planetária. O que é certo é que esta nebulosa planetária está ao alcance de céus poluídos!

 

 

Leo

 

NGC 2903  - a Sul de lambda Leonis, sendo de muito fácil localização. Apresentava uma mancha ténue e alongada com núcleo brilhante e muito condensado. Não vislumbrei quaisquer braços nesta galáxia em espiral.

 

NGC 3521 - galáxia bem mais saliente e ligeiramente mais brilhante que NGC 2903.

 

M65 / M66 / NGC 3268 - esta última galáxia estava difícil porque essa zona estava algo enevoada na altura em que a observei. Este trio é também conhecido como o tripleto de Leo. Vi com mais atenção a M66 e consegue-se ver perfeitamente aquilo que eu chamo um anzol de estrelas. :) A partir do bordo Norte (imagem invertida, na imagem estava a Sul) nota-se uma cascata de estrelas a começar por uma estrela de magnitude quase próxima de 10, encandeada por estrelas de magnitude progressivamente crescente (consequentemente de menor brilho).

 

 

 

     PLANETAS - PLANETS

 

 

Júpiter  - observei mancha vermelha por volta das 22 h 20 min UT  a aproximar-se do meridiano local na faixa mais a Norte (estava a Sul na imagem, uma vez que a imagem é invertida). Tratava-se de uma barcaça (barge). A faixa avermelhada mais a Sul do equador de Júpiter não era rectilínea, parecia ser descontinuada em alguns pontos em todo o seu comprimento. Em momentos de maior estabilidade consegui discernir a 136x faixas muito finas a Sul (não esquecer que imagem é invertida!) de cor alaranjada muito ténue.

 

 

 

     TENTATIVAS - ATTEMPTS ;)

 

 

Tentei procurar por NGC 4361, que é uma nebulosa planetária que se encontra dentro do quadrilátero de estrelas da constelação Corvus, mas sem sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

   Arquivo de Olhai, olhai para os céus:  2006 - 1    2005 - 1    2004 - 1    2003 - 1    2002 - 1    2001 -  1

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida