Página inicial  Temas  Ciência  >  Arquivo 2003  >  Eclipse lunar

 

ECLIPSE LUNAR

 

4 de Novembro 2003 -  No sábado, 8 de Novembro 2003, a Lua Cheia atravessará a sombra do nosso planeta e tomará uma maravilhosa cor avermelhada, como se fosse um pôr-do-sol.

 

Saia de casa num dia soalheiro, olhe para baixo e examine a sua sombra. É bem escura no meio, mais fraca e difusa nos bordos, e aponta sempre para o lado contrário ao do Sol.

 

Também a Terra possui uma sombra semelhante, embora não a vejamos com muita frequência: escura no centro, pálida na periferia, e oposta ao Sol. E chega longe. A sombra da Terra estende-se cerca de milhão e meio de quilometros pelo espaço fora, o suficiente para alcançar a Lua.

 

No sábado, 8 de Novembro 2003, a Lua Cheia vai atravessar a sombra do nosso planeta. O evento, a que os astrónomos chamam eclipse lunar, será visível em todos os continentes à excepção da Austrália.

 

Direita: Frank Reddy, da Celestial Delights, criou esta animação que representa o próximo eclipse lunar.

 

A primeira coisa a notar pelos observadores será o surgimento de uma sombra no limbo nordeste da Lua, às 23 h 32 min UT de 8 de Novembro 2003. É engraçado observar a sombra da Terra a cobrir progressivamente os terrenos lunares. Mas o melhor é a totalidade, quando toda a Lua fica coberta pela sombra. Começa à 1 h 6 min UT de 9 de Novembro 2003, e dura 25 minutos.

 

Mas a Lua, quando completamente eclipsada, não ficará totalmente negra – e é isso que faz da totalidade a mais bela fase de um eclipse lunar. A atmosfera terrestre desvia a luz solar, fazendo-a penetrar na zona de sombra e atingir a Lua. Uma vez que esta luz atravessa uma grande extensão da poeirenta atmosfera da Terra, torna-se avermelhada, e é essa a cor que a Lua toma. Precisamente pela mesma razão que os pores-do-Sol na Terra nos aparecem avermelhados.

 

 

A Lua entra na sombra da Terra

 Começa a totalidade

Termina a totalidade

A Lua sai da sombra da Terra

UT (Universal Time - tempo universal)

23 h 32 min

1 h 6 min (Nov. 9)

 1 h 31 min (Nov. 9)

  3 h 4 min (Nov. 9)
ET (Eastern Time ) 6 h 32 min 8 h 6 min 8 h 31 min 10 h 4 min

 

Acima: Agenda do eclipse lunar.

 

Este é o segundo eclipse lunar de 2003. Quem observou o primeiro, em Maio, talvez se recorde de que a Lua estava praticamente invisível durante a totalidade. Este eclipse será diferente. Durante a totalidade de 8/9 de Novembro 2003, a Lua manter-se-á relativamente brilhante, e haverá um agradável gradiente de cores na superfície lunar – branco-creme de um lado, vermelho escuro do outro.

 

Porquê esta diferença? Está relacionada com a estrutura da sombra da Terra e com a trajectória da Lua ao atravessá-la.

 

A sombra da Terra tem a forma de um cone com duas camadas. A umbra (zona interna) é escura, enquanto a penumbra (zona externa) é pálida. Lembra-se da sua sombra? Também ela tem estas duas zonas. A umbra é a região em que a luz do Sol é totalmente bloqueada. A penumbra, aquela área pálida no bordo da sombra, é a região em que o bloqueio da luz solar é apenas parcial.

 

Os eclipses lunares são considerados totais quando a Lua passa completamente pela região umbral da sombra da Terra. Em Maio de 2003 a Lua passou quase pelo centro dessa região. Por isso, o eclipse foi longo (a totalidade durou 52 minutos) e escuro. Em Novembro a Lua apenas aflorará a umbra, e o eclipse será mais curto (25 minutos de totalidade) e brilhante.

 

Direita: A sombra da Terra, em forma de cone, e a trajectória da Lua através dela, nos dias 8 e 9 de Novembro 2003.

 

A fase total de 9 de Novembro 2003 começa à 1 h 6 min UT e termina à 1 h 31 min UT. Depois, a sombra da Terra começará a recuar, e às 3 h 4 min UT tudo estará terminado, a sombra desaparecida, a Lua Cheia brilhante como é habitual.

 

Na Europa e na África Ocidental o eclipse será visível em toda a sua duração. Para os habitantes dessas áreas, ele ocorre com a Lua bem alta no céu nocturno. Os norte-americanos da costa Leste também terão uma vista magnífica. Mas os da costa pacífica só poderão assistir à segunda parte do espectáculo, já que para eles a primeira metade acontece antes do nascer da Lua. Mesmo assim, a metade de um eclipse também vale a pena ser vista. E se por acaso estiver a pensar como seria observar este eclipse na própria superfície lunar, leia o conto de ficção científica "Eclipse Lunar 2105", disponível em http://astrosurf.com/ceu/ciencia1252003.html .

 

Para mais informação sobre este e outros eclipses, visite, por favor, a página Eclipse Home Page, da NASA.

 

LINKS

 

 Lunar eclipse photo gallery  da Spaceweather.com.

O que é UT? Universal Time. Os horários do eclipse são dados, neste artigo, em UT. Se precisar de ajuda para os converter para a sua zona horária, visite time.gov ou veja as conversões entre zonas horárias do Observatório Naval dos EUA.

Acima: Condições para observação do eclipse lunar de 8 e 9 de Novembro de 2003 em todo o mundo. Note que o sombreado do mapa não significa dia ou noite, e sim a visibilidade do eclipse. Nas áreas brancas, o eclipse será observável ao longo de toda a sua duração. Nas áreas mais escuras, o eclipse não poderá ser observado.

Links para o eclipse lunar de 8/9 Novembro 2003: da  NASA; de  Celestial Delights; de  Jack Stargazer.

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida