Inicio < Sistema Solar < Júpiter

Júpiter. Júpiter, ou Jove, ou é quinto planeta do Sistema Solar e é também o maior de todos e, até à data, o maior corpo do Sistema Solar, excluindo o Sol. Sozinho, o planeta Júpiter tem mais massa que todos os outros planetas juntos e tem espaço suficiente para "acomodar" no seu interior alguns milhares de Terras. É pequeno. É constituido maioritariamente por Hidrogénio e Hélio e não se sabe muito bem se tem núcleo rochoso ou não. Tem também uma "porrada" de luas.

Galeria
  Júpiter  
Luas
Missões e Sondas

« Voltar

Júpiter e os Mitos

Bom, como não poderia deixar de ser, também Júpiter tem mitologia associada. Talvez por ser dos planetas mais facilmente visíveis no céu nocturno, é também o que tem associada a personagem da mitologia clássica mais importante. Júpiter para os Romanos e Zeus para os Gregos, era só o senhor supremo de todos os deuses.

Mas avancemos então para os textos propriamente ditos. Ler mais...

Júpiter - Planeta Rei

Para os romanos era a divindade suprema, e o seu equivalente grego era Zeus. Para o Sistema Solar é o planeta supremo, já que é o maior de todos no nosso bairro.

O quinto planeta do nosso Sistema Solar, além de ser o maior, mais maciço é também o que está melhor estudado, a par com Marte, visto ter sido o mais visitado dos gigantes gasosos. De facto, Júpiter é o único dos Gigantes a ter sido visitado por 2 naves ao mesmo tempo (Galileo e Cassini/Huygens) e ao todo recebeu a visita de 6 naves! Uma autêntica flotilha espacial! É óbvio que não foram todas ao mesmo tempo... :) Ler mais...

As luas de Júpiter

Júpiter, para além de ser o maior dos planetas do Sistema Solar é também aquele sobre o qual se sabe mais. Os 12 anos da missão Galileo deram montanhas de informação nova sobre o manda-chuva planetário do Sistema Solar.

Um dos pólos de atracção deste planeta são as suas 4 maiores luas e é sobre elas que vamos falar nesta secção. Primeiro uma ligeira introdução ao tema e depois uma análise mais pormenorizada de cada uma das luas. Ler mais...

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra